A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 11 de março de 2022 às 09h53min
Tag(s): UFRN
No próximo dia 28 de março de 2022, o ano letivo será iniciado, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com uma novidade muito aguardada: a retomada das atividades acadêmicas presenciais. Pensando nisso, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) e a Secretaria de Educação a Distância (Sedis) buscaram alternativas para diminuir os impactos da transição do ensino remoto emergencial, modelo adotado em virtude da pandemia da covid-19, para a reocupação das salas de aulas.
A parceria entre a Prograd, a Progesp e a Sedis possibilitou a oferta do curso “Educação a Distância no Ensino Presencial: estratégias para ação docente”, com o intuito de oferecer uma alternativa para adaptação ao ensino presencial, tomando como base a possibilidade de adoção de um percentual de até 20% (vinte por cento) na modalidade a distância, dentro da carga horária total dos cursos presenciais. Essa opção está respaldada tanto pela legislação nacional, como no âmbito da UFRN, conforme o Regulamento dos Cursos de Graduação presente na Resolução n.º 171 do CONSEPE, de 2013, e a Resolução n.º 28 do CONSEPE, de 2019.
Segundo a Secretária Adjunta de EaD/UFRN, Ione Morais, coordenadora da iniciativa destinada aos professores da graduação presencial, “esse curso apresenta uma abordagem conceitual sobre a Educação a Distância e suas características, o desenho institucional e pedagógico da EaD na Universidade e as características do Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle Mandacaru Acadêmico, como espaço de atuação docente”. A primeira etapa da formação ocorreu de maneira síncrona por meio de videoconferências.
Além de Ione Morais, as professoras Lilian Zaros e Tânia Garcia, da Equipe Multidisciplinar da SEDIS, atuaram como ministrantes de módulos. Agora, o curso deverá entrar na fase autoinstrucional, podendo ser acessado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Progesp, o AVAProgesp. De acordo com Michelle Paiva Cruz, diretora de Desenvolvimento de Pessoas da Progesp, “a intenção é desenvolver competências, para um público com carga horária complexa, permitindo a gestão do tempo e trabalhar as atividades estratégicas”.
Considerando que o objetivo da instituição é ter um maior alcance quanto ao desenvolvimento na temática, o curso terá seu público-alvo ampliado com disponibilidade de mais de 3.000 vagas para atender às necessidades dos servidores docentes e técnico-administrativos que atuam diretamente com as atividades de ensino. Para a Pró-Reitora Adjunta de Graduação da UFRN, Elda Silva do Nascimento Melo, “a expectativa é de que possamos avançar nas diversas possibilidades de interação e de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, formando profissionais qualificados e mantendo a excelência característica da UFRN”.
Fonte: UFRN