De quinta a domingo a CTB promete agitar o FSM Bahia

Publicado em 28 de janeiro de 2010 às 13h24min

Tag(s): CTB



Começa nesta sexta-feira (29), em Salvador, o Fórum Social Temático e a CTB promete apimentar as discussões promovendo durante o evento uma verdadeira agitação política.
Durante a edição baiana, que ocorre entre os dias 29 e 31/01, os participantes terão a oportunidade de trocar experiências nacionais e internacionais sobre tolerância, pluralismo, violência e anti-racismo; democracia substantiva e afirmação e empoderamento da sociedade civil; gênero e alternativas a mercantilização e homogeneização e respostas à crise e descolonização do pensamento.
Além das mesas gerais do FSMT Bahia, a CTB realiza na quinta-feira, dia 28/01, às 9 horas, no Ginásio dos Bancários, uma Plenária Nacional, seguida de uma Caminhada contra o Trabalho Escravo, que reunirá trabalhadoras e trabalhadores das Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Já as iniciativas autogestionadas reúnem mais de 150 atividades, todas propondo um ambiente acalorado e recheado de ingredientes, que vão desde o encontro de matriz africana, a diversidade cultural, e em especial a relação Brasil-África e América Latina.Todas voltadas para afirmação da construção de um mundo melhor, com desenvolvimento, integração e soberania.
Para o presidente da CTB/BA, Adilson Araújo, que também integra a Comissão Organizadora do Fórum, “O potencial e a centralidade das discussões nas atividades auto-sugestionadas, pela sua amplitude, ousadia e determinação, revela que os movimentos sociais estão atentos às mudanças políticas em curso e acreditam que o Fórum Social Mundial Temático deve servir como um grande propósito para percorrer caminhos de fortalecimento na luta por melhorias na condição de vida e no combate às desigualdades sociais. Sobretudo, o enfrentamento à crise econômica mundial e, em particular, naquilo a que o Fórum se propõe; que é o fortalecimento da unidade entre os povos e a defesa da bandeira do desenvolvimento, da integração e da soberania”.
Libertar escravos no Brasil do século 21 virou notícia comum
De acordo com o presidente da CTB BA, a central organizou suas atividades no Fórum com temas cuidadosamente escolhidos, visando debater o que há de mais atual na inquietude da humanidade, na busca de soluções para a construção de um mundo melhor. “É inacreditável que mesmo depois de 115 anos após a abolição da escravatura, ainda tenhamos que conviver com esta pratica nociva da exploração do trabalho do homem como escravo.
O trabalho escravo envolve produtores e empresas de todo tipo, e existe em quase todos os estados do Brasil. Mesmo existindo o combate acirrado do Ministério do Trabalho e Emprego, casos desta prática são noticiados em jornais nacionais e internacionais, e as vítimas da escravidão têm todas as idades: trabalhadores adultos e idosos, jovens, mulheres, crianças e adolescentes,” disse Araújo.
Ainda sobre o tema do trabalho escravo, a CTB realiza, conjuntamente com demais centrais - UGT, FORÇA, NCST, CGTB e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia - FETAG-BA, o debate - Trabalho Escravo: caminhos para erradicação, dia 30 de janeiro, sábado, às 14h, no hotel Sol Vitória Marina, Salão Ilha de Maré, na Vitória, com a presença de autoridades - Nilton Vasconcelos, secretário do Trabalho e Emprego, Renda e Esportes do Estado da Bahia, presidente do Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho - FONSET; Drª Isa Maria Simões, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Estado da Bahia – SRTE, sindicalistas - Osmarino Amâncio do MTL do Acre, um diretor do Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho do Estado da Bahia -SAFITEBA, além de representantes da Secretaria de Justiça Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Organização Internacional do Trabalho – OIT.
Outra atividade da CTB com demais centrais, e que discutirá o desrespeito aos direitos dos trabalhadores é o Seminário - Práticas Anti-Sindicais: Dilemas e Contradições, dia 30 de janeiro, sábado, 14h, no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia. O tema se justifica porque o País vem registrando um número grande de práticas nocivas ao estado democrático de direito e a liberdade de organização sindical. Ações judiciais que buscam barrar as ações dos trabalhadores, nas mais diversas categorias, como o direito à greve e às manifestações da classe trabalhadora. O Estado do Pará é um exemplo, tem elevado índice de violências praticadas contra lideranças sindicais e trabalhadores, como assassinatos e perseguições, além do número alto de casos registrados de trabalho escravo.
Revolta dos Malês, escravos de Alá
A Bahia não poderia deixar de homenagear os heróis da Revolta dos Malês, ocorrida em Salvador, de 25 a 27 de janeiro 1835. Também conhecida como revolta dos escravo de Alá, organizados em torno de propostas radicais para libertação dos demais escravos africanos. No confronto morreram sete integrantes das tropas oficiais e setenta do lado dos revoltosos. Duzentos e oitenta e um, entre escravos e libertos, foram detidos no Forte do Mar e levados aos tribunais. Suas condenações variaram entre a pena de morte para quatro dos principais líderes, os trabalhos forçados, o degredo e os açoites.
Segundo trecho do livro de João José Reis, da Universidade Federal da Bahia, “Na madrugada de 25 de janeiro de 1835, um domingo, aconteceu em Salvador uma revolta de escravos africanos. O movimento de 1835 é conhecido como Revolta dos Malês, por serem assim chamados os negros muçulmanos que o organizaram. A expressão malê vem de imalê, que na língua iorubá significa muçulmano. A revolta envolveu cerca de 600 homens, o que parece pouco, mas esse número equivale a 24 mil pessoas nos dias de hoje. A batalha aconteceu na ladeira da Praça, e em seguida os rebeldes se dirigiram à Câmara Municipal, que funcionava no mesmo local onde funciona ainda hoje.
No fórum a CTB promove com a Unegro – União de Negros pela Igualdade o debate : Revolta dos Malês: Um Grito de Liberdade- Uma leitura dos 175 anos da Revolta dos Malês acontece dia: 29 de janeiro, sexta- feira, 9h, no Ginásio de Esportes dos Bancários e tem como debatedores: Ubiratan Castro (Fundação Gregório de Matos); João Jorge (Olodum); Jaime Sodré (Prof. UFBA); Vovô (Ilê Ayiê); Jocélio Araújo (Malê de Balê); Olívia Santana (Unegro).
Mídia, Intolerância E Preconceito

A CTB e a Unegro debatem a necessidade de existir comunicação e mídia com respeito à pessoa humana e a diversidade de opiniões; e que não é possível conviver com a intolerância, escravismo e preconceitos diuturnamente. debaterá nossa história e formação na relação Brasil África e América Latina, reafirmando, mais uma vez, que um outro mundo é possível!
A atividade Mídia: Intolerância e Preconceito acontece dia: 31 de janeiro, domingo, 9h, no Auditório dos Bancários, com os debatedores: Dr. Almiro Sena(Proc. Combate ao Racismo e Intolerância;Julieta Palmeira (Portal Vermelho); Edson França (Unegro); Daniel Almeida (Deputado Federal PCdoB); Paulo Rogério (Inst. Mídia Etnica); Ana Alakija, COJIRA-BA,SINJORBA.
Confira abaixo as mesas promovidas pela CTB, em parceria com entidades dos movimentos sociais, especialistas da área e órgãos competentes.

PLENÁRIA NACIONAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS
“Unidade para enfrentar a crise”
Realização: CTB
Dia: 28/01/10 - Quinta-feira - 9 horas
Local: Ginásio de Esportes dos Bancários
Endereço: Ladeira dos Aflitos nº 60, Centro, Salvador – Bahia. Tel.: 3329-0324
DEBATE - REVOLTA DOS MALÊS: UM GRITO DE LIBERDADE
Uma leitura dos 175 anos da Revolta dos Malês
Realização: CTB e UNEGRO
Dia: 29/01/10 – Sexta- feira - 9 horas
Local: Ginásio de Esportes dos Bancários
Endereço: Ladeira dos Aflitos nº 60, Centro, Salvador – Bahia. Tel.: 3329-0324
Debatedores: Ubiratan Castro (Fundação Pedro Calmon); João Jorge (Olodum); Jaime Sodré (Prof. UFBA); Osvalrísio do Espírito Santo (Ilê Aiyê); Jocélio Araújo (Malê de Balê); Olívia Santana (Unegro); Sheikh Abdul Hameed Ahmad (Centro Cultural Islâmico da Bahia).
OFICINA - A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA NO BRASIL E O DIREITO NO SERVIÇO PÚBLICO
Realização: CTB e INSTITUTO DE PESQUISAS JURÍDICAS- OPINIU IURIS
Dia: 29/01/2010 - Sexta feira - 09 horas
Local: Hotel Vila Velha
Endereço: Av. Sete de Setembro, nº 1.971, Vitória, Salvador, Bahia. Tel.: 3617-8722
Debatedores: Antônia Maria Loguércio (Juíza do Trabalho aposentada, Presidenta do Instituto Opinio Iuris); Wagner Gomes (Presidente da CTB); Pascoal Carneiro (Secretário Geral da CTB); Magnus Farkatt (Advogado Trabalhista); Dr. Jorge Lima (Vice-presidente da ABAT); Joilson Cardoso (Secretário de Políticas Sociais CTB-Brasília)
Mediador: Hugo Evangelista (Advogado Trabalhista)
Convidados: TRT
DEBATE - PRÁTICAS ANTI-SINDICAIS: DILEMAS E CONTRADIÇÕES
Realização: CTB, UGT, FORÇA, NCST, CUT e CGTB
Dia: 30/01/2010 - Sábado - 09 horas
Local: Auditório dos Bancários
Endereço: Av. Sete de Setembro nº 1001, Mercês, Salvador, Bahia. Tel.: 3329-2333
Convidados: OIT, SRTE,PRT 5ª REGIÃO-BA
DEBATE - TRABALHO ESCRAVO: CAMINHOS PARA ERRADICAÇÃO
Realização: CTB, UGT, FORÇA, NCST, CGTB e FETAG-BA
Dia: 30/01/2010 – Sábado – 14 horas
Local: Hotel Sol Vitória Marina, Salão Ilha de Maré
Endereço: Av. Sete de Setembro nº 2.068, Campo Grande, Salvador, Bahia. Tel.: 3336-2208
Debatedores: Nilton Vasconcelos Presidente do Fórum Nacional de Secretarias de Trabalho (Fonset)/ (SETRE), Osmarino Amâncio (MTL-Acre), Dra. Isa Maria Simões(SRTE)
Convidados: SJCDH, SAFITEBA, SINAIT, OIT
OFICINA - SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL URBANA
Realização: CTB e Sindicato dos Biólogos e Trabalhadores do Meio Ambiente e Reciclagem do Estado da Bahia - SINTIBIO
Dia: 31/01/10 - Domingo – 09 Horas
Local: Espaço Cultural Raul Seixas (Sindicato dos Bancários)
Endereço: Av. Sete de Setembro nº 1.001, Mercês, Salvador, Bahia. Tel.: 3329-2333
Debatedores: Julio Rocha (INGÁ); Ailton Araújo (CTB-Bahia/CEPRAM); Maria do Socorro Barbosa (Secretária de Defesa do Meio Ambiente da CTB), Lídice da Mata (Dep. Federal PSB); Claudemir Nonato (SINTIBIO); Renato Sena (GAMBÁ)
DEBATE - MÍDIA: INTOLERÂNCIA E PRECONCEITO
Realização: CTB e UNEGRO
Dia: 31/01/10 – Domingo - 9 horas
Local: Auditório dos Bancários
Endereço: Av. Sete de Setembro nº 1.001, Marcês, Salvador, Bahia. Tel.: 3329-2333
Debatedores: Dr. Almiro Sena(Proc. Combate ao Racismo e Intolerância;Julieta Palmeira (Portal Vermelho); Edson França (Unegro); Daniel Almeida (Deputado Federal PCdoB); Paulo Rogério (Inst. Mídia Etnica); COJIRA-BA,SINJORBA
ASSEMBLÉIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS – CMS
Dia 31/01/10 - Domingo – 10 horas
Local: Ginásio dos Bancários

 

Portal CTB -

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]