A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 11 de julho de 2022 às 10h56min
Tag(s): Conape
Em um cenário de retomada das atividades presenciais após dois anos de pandemia, a capital potiguar será sede de dois grandes encontros da Educação esta semana: XVIII Encontro Nacional da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PROIFES-Federação) e a II Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2022).
De 12 a 14 de julho, o PROIFES-Federação reunirá observadores, convidados, palestrantes e representantes da diretoria e delegações de todos os sindicatos federados no hotel Golden Tulip, em Natal, para debater saídas ao que classificam de “ataques constantes” ao serviço público, ausência de reajuste salarial dos servidores e servidoras, investidas contra a democracia e precarização da educação pública brasileira.
“O Encontro Nacional é o ponto final de um processo de discussão entre os sindicatos federados, da conjuntura que tem afetado, de maneira desastrosa, as IFES. É também, paradoxalmente, o ponto de partida para as ações mais imediatas da Federação, na sua luta contra o encolhimento criminoso das verbas para a Educação, de maneira geral, mas que nas IFES e na Ciência e Tecnologia, tem atingido níveis alarmantes”, afirma o presidente em exercício do PROIFES-Federação, Wellington Duarte, professor do departamento de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
A 18ª edição do encontro acontece num contexto de perdas econômicas e sociais, de retorno da fome, de retirada de recursos da Ciência e Tecnologia, por crises políticas e denúncias de corrupção no Ministério da Educação, e de cortes de verbas e contingenciamento nas IFES.
Dessa forma, reconhecido como um espaço de discussão política, que auxilia e contribui para traçar diretrizes de atuação da Federação, “nesse Encontro, os professores das IFES poderão debater esses temas, que giram em torno da defesa das IFES e dos seus salários e carreira, e formular propostas, para esse enfrentamento“, pontua Duarte.
CONAPE 2022
A Segunda edição da Conferência Nacional Popular de Educação acontece em Natal, entre os dias 15 e 17 de julho, logo depois do Encontro Nacional do PROIFES-Federação.
Reconhecida mundialmente, a inegável importância do Patrono da Educação do Brasil, Paulo Freire, será celebrada pela CONAPE 2022. Com realização autorizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Decreto Nº 31.113, de 23 de novembro de 2021, o evento será sediado no Centro de Convenções.
Em harmonia com a plataforma da educação no Estado, a Conape tem como tema a “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire” e se insere no esforço de prestigiar o Rio Grande do Norte ao longo do Centenário de Paulo Freire (2021-2022).
“A Conape 2022 tem a intenção de contribuir para a reconstrução do país”, explica o coordenador executivo da FNPE, Heleno Araújo, ao falar da centralidade da Conape 2022 que gira em torno da defesa do Plano Nacional de Educação (PNE), da agenda de instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE) e da defesa do Estado democrático de direito e dos direitos sociais.
A professora Ruth Regis, presidente do Fórum Estadual da Educação (FEE/RN), ressalta os desafios “para articular a entidades ligadas ao campo da educação e os movimentos sociais na mobilização pela reconstrução do país frente aos retrocessos”.
Ela oferece um panorama sobre a realização das conferências intermunicipais populares de Educação realizadas no RN – organizadas pelo FEE/RN, em 10 polos regionais que congregaram os 167 municípios, com participação total de mais de mil pessoas, entre elas delegados, convidados e observadores. A etapa estadual foi realizada nos dias 10 e 11 de março.
A Conferência Nacional Popular de Educação é um espaço de resistência e luta pela democracia, pela educação pública e popular, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade social, com gestão pública, articulada pelas 40 entidades que formam o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).
A etapa nacional ocorre sob coordenação do FNPE, articulação com o FEE/RN, e coordenação executiva da ANPAE, Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PROIFES), Confederação Nacional dos Trabalhadores em educação (CNTE), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (CONTEE), Central única dos Trabalhadores (CUT), Federação de sindicatos de trabalhadores técnico-administrativos em educação das instituições de ensino superior (FASUBRA), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e União Nacional dos Estudantes (UNE).
Fonte: Saiba Mais