A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 10 de agosto de 2022 às 14h22min
Ampliar a política de atenção e promoção de assistência integral à saúde da mulher. Essa é a proposta do Projeto Saúde da Mulher, instituído pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) da UFRN, por meio da Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS). No projeto, serão realizadas atividades voltadas para a prevenção do câncer de mama, do colo uterino e das infecções sexualmente transmissíveis (ISTAIDS) e ainda incentivo ao planejamento familiar, ao pré-natal, e à consulta ginecológica e a oferta de curso de gestante.
O projeto é aberto para servidores e alunos da UFRN. Para servidor/servidora da UFRN, para ser atendido, basta agendar uma consulta de aconselhamento e orientações de contracepção e planejamento familiar pelo telefone 3342-2330 ramal 300 ou pelo WhatsApp do setor, no número 99229-6546. E se o interessado for aluno, deve ser prioritário assistido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) e realizar agendamento da consulta via Sigaa.
Entre as ações a serem realizadas pelo projeto, o planejamento familiar é direito de todo o cidadão e se caracteriza pelo conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal (Lei Federal 9.263/96). Vários métodos contraceptivos são oferecidos gratuitamente, incluindo a inserção de DIU e distribuição de preservativos.
Segundo a médica Ana Claudine Pontes, servidora da DAS, o projeto existe desde 2004 e foi pensado para incentivar medidas de promoção e prevenção da saúde nas diversas fases da mulher. Ela destaca que entre as ações desenvolvidas no projeto estão campanhas de promoção à saúde, como o Outubro Rosa, que reflete sobre a prevenção do câncer de mama, além do Agosto Dourado, voltado para o incentivo à amamentação.
Outra atividade do projeto, que acontece já nesta semana, quinta-feira, 11, é a ação do curso Gestante Ativa, Bebê Saudável, que é realizada todo semestre pela Progesp. Os encontros vão acontecer nas quinta-feiras até a primeira quinzena de outubro, trazendo para reflexão temáticas como Direito e Proteção à Maternidade e Atividade Física na Gravidez, entre outras. Além dessas atividades, o projeto busca incentivar as servidoras ativas a realizarem os exames periódicos, que possibilitam o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer do colo de útero e da mama.
Fonte: Portal da UFRN