Livro sobre efeitos de projeto na reabilitação de sobreviventes da pandemia é lançado pela Cooperativa Cultural

Publicado em 27 de setembro de 2022 às 14h20min

Tag(s): Cooperativa Cultural Lançamento Literário UFRN



 

O professor e pesquisador do Departamento de Educação Física da UFRN, Raimundo Nonato Nunes, lança na próxima quinta-feira (29), a partir das 11h, na Cooperativa Cultural da UFRN o livro “Água x Covid-19” (Offset Editora, 2022). A obra, escrita em parceria com o sobrinho do autor, o estudante de Educação Física João Rafael Nunes Abrantes, traz a repercussão da aplicação do método Caminágua – caminhar na água – no tratamento de cinco diferentes tipos de sequelas da covid-19, sem a necessidade de uso de medicamentos. O docente é também o criador e coordenador do projeto que leva o mesmo nome do método. O lançamento da obra acontece no escopo das  atividades de comemoração dos 45 anos da livraria Cooperativa Cultural da UFRN.

“Água x Covid-19” aborda o desempenho do método Caminágua, que consiste em uma combinação de exercícios aquáticos, exclusivamente, com estímulos à reversão das sequelas da doença provocada pelo coronavírus. A técnica é usada pelo professor há 24 anos, para a reabilitação de pacientes com traumas decorrentes de acidentes, doenças degenerativas (como Parkinson) e AVC e agora é utilizada também para a recuperação de sequelas da covid. Tudo sem o uso de remédios.

“É um processo muito simples aparentemente, porém, com uma repercussão fantástica”, pontua Raimundo.

O método, de acordo com Nonato, atua na recuperação da massa muscular, reabilitação da plasticidade das articulações, melhora a capacidade pulmonar em aportar gases, favorece a atuação dos capilares sanguíneos e controla a pressão arterial.

“Em pouco tempo nós temos resultados incríveis. Uma pessoa chegou [ao tratamento] com a pressão 18 por 10 e, em 20 dias, estava normotenso [com a pressão normalizada], em 13 por 8”, explica o professor, que emenda:

“Além disso, recuperar a plasticidade das articulações é importante porque as sequelas causam enrijecimento e provocam dores horríveis. Melhorar a capacidade pulmonar de aportar gases vai repercutir na capacidade respiratória. Sem falar que, quando a pessoa entra na água, o corpo relaxa e, com isso, os capilares vão trabalhar, favorecendo a oxigenação e a nutrição dos tecidos”, acrescenta Raimundo sobre os benefícios da técnica.

 

Lançamento integra festividades pelos 45 anos da Livraria

O lançamento de :Água x Covid-19″, às 11h desta quinta-feira, está entre as ações de comemoração pelos 45 anos da Livraria Cooperativa Cultural. A história e protagonismo da Cooperativa tiveram início no dia 5 de setembro de 1977, data de realização da primeira assembleia, primeira eleição e escolha da presidência do conselho administrativo, o professor Waldson José Araújo Pinheiro. A “Livraria do Campus”, como é carinhosamente chamada, ganhou reconhecimento nacional ao longo de quase meio século de existência.

Um desses reconhecimentos veio com a submissão do projeto “O Livro e suas Representações Culturais” (2011) ao edital “Procultura para Programação Cultural de Livrarias”, da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, órgão do Ministério da Cultura. Neste caso, a Cooperativa obteve a primeira classificação entre as demais concorrentes do País. No Ano Internacional do Cooperativismo, em 2012, foi eleita uma das “366 melhores histórias, que contam como as cooperativas constroem um mundo melhor”, pela OCB/SESCOOP, com destaque no setor Educação, Formação e Informação (2012).

Serviço:
O que: lançamento do livro “Água x Covid-19”
Quando: quinta-feira (29), às 11h
Onde: Livraria Cooperativa Cultural (no Centro de Convivência da UFRN)

Fonte: Saiba Mais

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]