A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 04 de novembro de 2022 às 16h26min
Tag(s): Cooperativa Cultural Cultura
A Livraria Cooperativa Cultural promove, de 7 a 11 de novembro, na esteira das comemorações de seus 45 anos, o “Festival Cultural 2022: Memória, Resistência e Ancestralidade”, com o objetivo de celebrar a diversidade da música, da literatura e do cinema potiguar. A programação conta com mesa redonda, mostras de filmes, palestras, apresentações musicais e lançamentos de livros para os mais variados públicos e gostos. O Festival é uma parceria da Cooperativa com o Adurn Sindicato, Sicoob, DCE, Proex, UFRN e IFRN. A programação acontece nos campi do IFRN (no Tirol) e da UFRN (na Livraria e também no Núcleo de Arte e Cultura da Universidade) e é inteiramente gratuita.
Para o presidente da Cooperativa, José Correia Torres Neto, o Festival chega para enaltecer e incentivar a cultura do Rio Grande do Norte. “É uma parceria onde música, cinema e literatura estarão comemorando um novo momento de nossas vidas. O Festival vem comemorar a cultura em todas as suas representações”, frisa. Para a vice-presidente da Cooperativa, professora Wani Fernandes, o evento funcionará como uma vitrine para que a Livraria esteja cada vez mais perto do público na missão de disseminar conhecimento por meio das artes e da literatura.
“A importância do evento se dá porque, além de trazer uma programação rica, com uma bagagem cultural diversa, que vai do cinema, passando pela música, até a literatura, é um evento que valoriza os escritores potiguares, no qual eles têm oportunidade de divulgar suas obras e de se aproximar dos leitores que os acompanham”, pontua. Ao todo, sete lançamentos irão ocorrer durante os cinco dias de festival.
No rol das atividades, a programação conta, ainda, com uma mesa redonda sobre a importância da escrita feminina enquanto ferramenta de resistência, palestras sobre o patrimônio cultural de Natal com foco no bairro histórico da Ribeira, além de exibição de curtas e apresentações musicais. As atividades ocorrem na Livraria, no NAC e também no Campus Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), no bairro do Tirol.
A parceria entre a Cooperativa e o IFRN foi formalizada a partir da proposta de contrapartida da Lei Aldir Blanc, com a contemplação da Livraria pela lei de Auxílio Emergencial Cultural. “Estamos com uma programação conjunta no Festival. Com essa iniciativa, a gente pretende estimular o acesso à cultura, algo que não é uma prioridade de várias autoridades. Por isso, a gente promove e contribui com o evento”, destaca o coordenador da editora do IFRN, Rodrigo Pessoa.
Programação
A abertura do “Festival Cultural 2022: Memória, Resistência e Ancestralidade” ocorre nesta segunda-feira (7), às 11h, com a apresentação musical do maestro João Paulo, professor da Escola de Música da UFRN e coordenador do projeto “Música na Livraria”, idealizado em parceria com a Cooperativa. O evento acontece na Livraria, localizada no Centro de Convivência Djalma Marinho, no Campus Central da universidade. Na ocasião, ocorrerá também a divulgação do Concurso Literário, que será aberto à participação de todo o público.
Na terça (8), haverá mesa redonda com o coletivo “Mulherio das Letras Nísia Floresta”, na Cooperativa, às 9h e exibição dos curtas “O Baque solto” e “Máquina de Costura”, no Campus Central do IFRN, em duas sessões – às 10h30 e às 16h. Na quarta (9), às 16h, o professor do Departamento de Arquitetura da UFRN, José Clewton, ministra a palestra “A Ribeira Boêmia” no IFRN.
Na sexta (11), tem tributo a Paulinho da Viola, às 11h. Às 17h, tem a mesa redonda “Jorge Fernandes e a modernidade poetizada”, sobre a obra do poeta modernista. A mesa contará com apresentação cultural, participação de representantes da UFRN, NAC, Proex e Cooperativa Cultural, além de palestras com Célia Ribeiro, neta do poeta potiguar, do professor Humberto Hermenegildo e de Carissa Vale, bisneta de Jorge Fernandes. A mesa redonda acontece na Galeria Conviv’Art, no NAC.
Durante todos os dias do festival, haverá lançamento de livros: Eva Potiguara, Breno Araújo, Ciro Pedroza, Haroldo Figueira, André Carrico, Ana Judite de Oliveira Medeiros e Clarissa Alves, irão reunir o público na Livraria e também no NAC para um momento de abraços, sorrisos, conversas e autógrafos.
Confira a programação
Segunda-feira (7/11)
11h: Abertura com apresentação musical do maestro João Paulo + divulgação do Concurso Literário
Local: Livraria Cooperativa Cultural
16h: lançamento do livro “Aby Ayala Membyra Nenhe’gara, Cânticos de uma filha da Terra”, de Eva Potiguara
Terça-feira (8/11)
9h: Mesa-redonda “A escrita feminina de resistência”
Palestrantes: Rejane de Souza, Kalina Paiva, Maria Eliane Souza da Silva (coletivo Mulherio das Letras Nísia Floresta)
Local: Livraria Cooperativa Cultural
10h30: exibição dos curtas “O Baque solto” e “Máquina de Costura”
Local: Campus Central do IFRN
16h: lançamento do livro “Registros de um nerd autista durante a pandemia”, de Breno Araújo
16h: exibição dos curtas “O Baque solto” e “Máquina de Costura”
Local: Campus Central do IFRN
11h: lançamento do livro “Uma história das Rocas”, de Ciro Pedroza
Local: Livraria Cooperativa Cultural
16h: palestra “A Ribeira Boêmia”
Palestrante: José Clewton
Local: Campus Central do IFRN
16h: Lançamento do livro “A Nobreza da Gratidão”, de Haroldo Figueira
Local: Livraria Cooperativa Cultural
Quinta-feira (10/11)
10h30: apresentação da Roda de Choro da UFRN
Local: Livraria Cooperativa Cultural
10h30: exibição dos curtas “Graveto” e “Sob as luzes da avenida”
Local: Campus Central do IFRN
16h: lançamento do livro “Os Trapalhões: uma leitura da comédia popular brasileira”, de André Carrico
Local: Livraria Cooperativa Cultural
16h: exibição dos curtas “Graveto” e “Sob as luzes da avenida”
Local: Campus Central do IFRN
Sexta-feira (11/11)
11h: tributo a Paulinho da Viola
Local: Livraria Cooperativa Cultural
16h: lançamento do livro “O sertão imaginado nas Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Loboas”, de Ana Judite de Oliveira Medeiros
Local: Livraria Cooperativa Cultural
17h: mesa redonda “Jorge Fernandes e a modernidade poetizada”. Dentro das atividades da mesa, ocorre o lançamento do livro “A luz elétrica do seu tempo era a lua cheia: Jorge Fernandes, uma poética modernista” de Clarissa Vale
Local: Galeria ConvivArt, NAC, Campus Central da UFRN
Fonte: Saiba Mais