A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 14 de novembro de 2022 às 12h40min
Tag(s): Avaliação Educação Enem
O Rio Grande do Norte registrou a terceira maior taxa de presença do país no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022: 74,6% dos candidatos inscritos para a prova impressa compareceram nesse domingo (13), ou seja, 64.598 potiguares.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o RN ficou atrás apenas do Sergipe (76,2% de presença) e do Piauí (74,9%), ficando também à frente da média nacional, que foi de 73,3% de comparecimento.
Com relação à prova digital, o estado teve o segundo melhor índice: 54,7. Nessa modalidade, que tem tradicionalmente uma taxa maior de faltosos, o RN ficou atrás apenas do Pará, que somou 55,7% de presença no Enem digital 2022.
No Brasil, mais de 2,4 milhões de estudantes fizeram a primeira etapa do Enem. O número corresponde a 73,3% dos 3,4 milhões de inscritos nas duas versões da prova — impressa e digital.
Os participantes responderam a questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação, cujo tema foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
O exame continuará no próximo domingo (20), quando será a vez de resolver tópicos de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. O Inep divulgará os gabaritos até o dia 23 deste mês, conforme previsto em edital.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Fonte: portal Saiba Mais