A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 29 de novembro de 2022 às 15h04min
Tag(s): Conape Educação Governo Lula
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil participa na equipe de transição do Governo Lula através do Presidente da Central, Adilson Araújo. Nesse espaço, dentre outros pontos, a CTB reafirma a defesa dos princípios da Carta de Natal, documento aprovado na Conape – Conferência Nacional Popular de Educação em Julho/2022, na qual a CTB participou, que teve como tema: Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”. E como lema: “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.
A Conape teve como objetivo mobilizar, lutar e resistir na defesa da democracia, da vida e dos direitos sociais. Para isso, apresentou um conjunto de propostas à educação nacional, à implementação do Plano Nacional de Educação 2014/2024 (PNE) e à instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE).
A CTB reafirma a importância do engajamento de toda a classe trabalhadora e membros da Central, considerando o próximo desafio que está posto, após vencermos a pauta do ódio e do fascismo nas eleições em 2022: a (re) construção de um Projeto de Nação, com o Presidente Lula, buscando o fortalecimento da unidade da classe trabalhadora na luta pela pauta progressista e retomada de direitos.
A Secretaria de Políticas Educacionais segue atenta a todo processo de transição do Governo, buscando contribuir com os debates em todos os espaços, bem como com a presença, articulação e proposições para um plano de ação da CTB atento às principais demandas da Educação em 2023. Dentre elas perpassa a revogação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, da Resolução 01/2021, que ataca a Política de Alfabetização no âmbito da EJA – Educação de Jovens e Adultos, do Novo Ensino Médio e da Ampliação da Educação Integral, dentre outros. Sigamos na luta em unidade, reafirmando a vida e a vitória da democracia!
Secretaria de Políticas Educacionais da CTB, Jonas De Paula e Arielma Galvão dos Santos
Leia a Carta de Natal:
Conape da esperança
Entre os dias 15 e 17 de julho, milhares de delegados/as/es estiveram reunidos/as/es em Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, na Etapa Nacional da Conferência Nacional Popular de Educação de 2022 (Conape), acumulando mais debates (desde a Conape de 2018) e ratificando um Documento Referência intitulado “Reconstruir o País: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as/es”.
Nos últimos dois anos, por meio das conferências preparatórias (municipais, regionais, intermunicipais, estaduais e distrital) livres e temáticas, o Fórum Nacional Popular de Educação – FNPE (com suas entidades) mobilizou amplos setores da sociedade brasileira, inspirado pelo Patrono da Educação Nacional, Paulo Freire.
Assim o FNPE, associado aos debates processados pela sociedade civil e movimentos sociais, tendo por eixo a aprovação do Documento Final da Conape 2022, convoca a população brasileira, em especial do campo educacional, para, juntos/as/es, reconstruirmos nosso País.
Para isso, propomos a implementação de uma plataforma em defesa do Estado democrático de direito, em defesa das instituições republicanas, da vida e da soberania popular, dos direitos sociais e da educação, que mobilize, ainda mais, amplos setores da sociedade pela:
Precisamos reafirmar que a retomada do Estado Democrático de Direito exige, mais do que nunca, que seja assegurado o processo democrático, inclusive o resultado eleitoral, em todos os níveis, conquista fundamental da nossa sociedade, fruto de muitas lutas ao longo das últimas décadas.
Ratificamos nossa luta pela retomada democrática do Fórum Nacional de Educação (FNE) e das Conferências Nacionais de Educação nos moldes no Plano Nacional de Educação.
Portanto, com a centralidade da plataforma acima assinalada, fruto dos nossos acúmulos históricos, propomos apresentar, no dia 15 de Agosto, a “Carta Aberta do FNPE: em orientação ao voto, pela Educação, pelo Brasil” junto com um calendário de Lutas e Conquistas pela educação e pelo Brasil:
Com tal plataforma e calendário urgente de lutas, ratificamos que a educação nacional pública (com gestão pública, gratuita, laica, inclusiva, democrática e de qualidade social) é o sustentáculo das sociedades democráticas e soberanas. Assim, não poderemos permitir a apropriação do fundo público pelo que capital em detrimento dos serviços públicos de qualidade de que a imensa maioria do povo brasileiro necessita e que, com os últimos governos e suas iniciativas, vêm sendo destruídos.
Ratificamos, decididamente, a defesa do Estado democrático de direito em sintonia com respaldo da Constituição Federal de 1988, do PNE de 2014, Conape 2018 e 2022, na consolidação de um projeto soberano de Estado que garanta uma educação nacional, pública e de gestão pública, gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social para todas, todos e todes.
Natal, Rio Grande do Norte, 17 de julho de 2022 – Plenária Final da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape 2022)
Fórum Nacional Popular de Educação
Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire
Fonte: CTB