Manifestações pela democracia serão realizadas em todo país nesta segunda (9); Natal terá ato a partir das 18h

Publicado em 09 de janeiro de 2023 às 10h07min

Tag(s): Democracia



Manifestação golpista em Brasília I Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Em respostas aos atos terroristas ocorridos em Brasília neste domingo (8), manifestações em defesa da democracia serão realizadas por todo o país nesta segunda (9). Em Natal (RN), está programado um ato com ponto de concentração às 18h na calçada do shopping Midway Mall, convocado por dezenas de movimentos sociais.

Os golpistas são contra o resultado das eleições de 2022, a vitória do presidente Lula e pedem intervenção militar. Por causa dos atos terroristas em Brasília e da falta de ação das forças de segurança do Distrito Federal na madrugada desta segunda, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o afastamento do governador Ibaneis Rocha, por 90 dias. O governador afastado, por sua vez, já havia exonerado o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, que foi ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro e estava em viagem aos Estados Unidos durante os atos realizados em Brasília.

Os grupos golpistas invadiram os prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal sem maiores dificuldades e danificaram não apenas as edificações, mas importantes obras de arte da cultura brasileira, entre elas, a tela “As Mulatas” de Di Cavalcanti, que tem várias marcas de facadas; o vitral “Araguaia” de Marianne Peretti; a peça “Bailarina”, de Victor Brecheret, que foi roubada; e a escultura “A Justiça”, de Alfredo Ceschiatti, que foi pichada.

Os prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer e representam os três poderes da República. As edificações foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2007. Além disso, a cidade de Brasília, planejada pelo ex-presidente Juscelino Kubistchek na década de 1950, foi inscrita pela Unesco como parte do patrimônio mundial em 1987.

Golpistas em Natal

Os atos terroristas em Brasília deste domingo parecem ter servido de incentivo para os golpistas em Natal que, até a noite de ontem, continuavam acampados em frente ao 16º Batalhão de Infantaria Motorizado (16 RI), na avenida Hermes da Fonseca. Conforme os atos em Brasília foram ocorrendo, mais pessoas chegavam ao local.

O Brasil vai voltar a ser grande”, comentou um dos manifestantes em apoio aos atos terroristas em voz alta.

Além dos acampados na calçada do 16RI, também havia golpistas de verde e amarelo no canteiro central e na calçada do Aero Clube de Natal, do lado oposto da via.

Fonte: Saiba Mais

 
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]