A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 24 de janeiro de 2023 às 10h31min
Tag(s): Educação básica UFRN
Com o objetivo de ajudar gestores e identificar a situação do Ensino Básico no Rio Grande do Norte, professores da UFRN desenvolveram o Indica Edu RN, uma ferramenta interativa que organiza e exibe dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e da Prova Brasil por meio de mapas interativos. O projeto foi desenvolvido pelos professores Marcus Nunes, coordenador do Laboratório de Estatística Aplicada (LEA/DEST/UFRN), Carla Almeida Vivacqua, do Departamento de Estatística (DEST/UFRN), e Sandra Cristina Gomes, do Instituto de Políticas Públicas (DPP/UFRN).
O financiamento do projeto foi feito graças a um edital promovido pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), órgão do governo norte-americano responsável por selecionar projetos de pesquisa e desenvolvimento ao redor do mundo que transformam dados em ações concretas para melhorias sociais. Para criar o aplicativo, os pesquisadores escolheram trabalhar com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Assim nasceu o Indica Edu RN, um painel de informações métricas e indicadores visuais que exibe dados relacionados à educação básica no estado. Além de acompanhar o desempenho das cidades, os gestores da educação podem observar os efeitos das Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direc) em relação às diretrizes estabelecidas pelo Governo Federal.
Hospedada em um servidor da UFRN, a ferramenta pode ser acessada em um site próprio e conta com diversas aplicações estatísticas, como análise de matrículas na Educação Básica, perfil socioeconômico dos estudantes, informações da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Todos os dados são dos 167 municípios do estado, com opção de filtros e comparativos.
“Qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, tem acesso ao Indica Edu RN. Basta possuir um dispositivo conectado à internet”, explica o professor Marcus Nunes.
O Indica Edu RN facilita a análise dos resultados das políticas públicas de educação no RN, trazendo um impacto social significativo ao colocar as estatísticas em prática para o bem social. Com o uso do aplicativo, os responsáveis pela educação do estado podem implementar novos projetos baseados nos indicadores e elevar os resultados.
“Esperamos que os gestores possam avaliar de forma fácil, adequada e transparente como está a situação histórica da educação nos municípios do estado”, afirma o professor.
Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, o aplicativo conta com os três professores coordenadores para definir sua visão e objetivo. Além disso, o trabalho contou com a colaboração dos alunos Carla de Moraes Apolinário e Wesley Almeida Cruz, ambos do Programa de Pós-graduação em Matemática Aplicada e Estatística (PPgMAE), e Eloisandro Soares da Costa e Flávia Freire de Oliveira, do Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR). Os mestrandos foram responsáveis pela programação do painel e a coleta e organização dos dados, assim como pela produção de pesquisas de opinião com o público-alvo a fim de avaliar a recepção da ferramenta e coletar ideias para sua melhoria.
“Os gestores podem confirmar, com base na realidade, se aquilo que suas experiências lhes diz encontra respaldo no mundo real”, declara o professor Marcus, “Os próprios cidadãos agora possuem mais uma ferramenta a seu dispor para verificar a situação da educação em seus municípios”.
Como um aplicativo Open Source, o código-fonte ficará disponível para qualquer um que deseje verificá-lo ou utilizá-lo como base para criação de outros projetos, seja para outros estados ou até algo a nível nacional. Além disso, o site disponibiliza um formulário para que gestores e o público geral possam oferecer sugestões de melhorias e funcionalidades.
Fonte: Saiba Mais