ADURN debate em Curitiba problemas ainda existentes na regulamentação da carreira do EBTT

Publicado em 17 de março de 2010 às 12h10min

Tag(s): EBTT



A ADURN participará do encontro organizado pelo Fórum de Professores das Instituições Federais de Ensino Superior - PROIFES que acontecerá em Curitiba, nos dias 18 e 19 de março, e discutirá os problemas ainda existentes na regulamentação da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – EBTT. O evento acontecerá no Hotel Centro Europeu Estação e contará com a presença do presidente do PROIFES, Gil Vicente e o vice-presidente, Eduardo Rolim, além dos professores das Escolas de Aplicação e dos Institutos Federais ligados à carreira. A secretária-Geral da ADURN, Gilka Silva Pimentel estará representando a entidade e participando da mesa redonda “O futuro das escolas vinculadas”, no segundo dia do encontro.
De acordo com Gilka Pimentel, o evento debaterá o atual estágio das negociações junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, à Secretaria de Educação Superior – SESU e à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC. “Dentre estas negociações, uma muito importante foi feita entre o PROIFES e a Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES, dia 26 de janeiro de 2010, que culminou no documento apresentado pela Comissão de Política de Recursos Humanos da ANDIFES, no dia 24 de fevereiro”, explicou Gilka Pimentel.
Ainda segundo ela, no documento, a ANDIFES assume que fará esforços em defesa da regulamentação da carreira EBTT junto ao Ministério da Educação. “Até então, a ANDIFES não havia se posicionado. Uma das deliberações que será encaminhada ao MEC diz respeito a uma solicitação à SESU de reposição de pessoal, docente e técnico administrativo e a implantação de bancos de professor e de técnico equivalente nas unidades nos Colégios de Aplicação das IFs”, acrescentou.
EBTT na ADURN
A ADURN organizou o I Seminário do EBTT que reuniu profissionais de vários Estados no dia 03 de dezembro de 2009 e serviu para aprofundar as discussões sobre a situação atual dos profissionais inseridos na carreira, a sua regulamentação e a implementação das normas nas Instituições Federais.
De acordo com o diretor de Política Sindical da ADURN, Wellington Duarte, o evento reafirmou a ADURN como um interlocutor qualificado e pronto para debater todos os temas que sejam do interesse da categoria. "A Diretoria da ADURN, com sua postura moderna, democrática, plural e propositiva, tem estabelecido um novo grau de relação com a categoria e com a comunidade acadêmica", disse. A ADURN criou uma lista de discussão composta por 103 professores regidos pela carreira do EBTT onde o assunto é debatido e as dúvidas sobre o assunto são esclarecidas.
Veja a programação do evento
18/03
Abertura 9h30 - Participação do Prof. Gil Vicente, presidente do Proifes, Deputado Federal Angelo Vanhoni, presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal.
10h - 12h - Apresentação e debate – A Carreira de EBTT – Criação, avanços e desafios. Prof. Eduardo Rolim, vice-presidente do Proifes e Zé Eduardo (Ze Du), Diretor de EBTT do Proifes
12h - 14h - Almoço
14h - Carreira do EBTT – Problemas de regulamentação. Discussão de uma proposta de regulamentação da Lei 11.784/08. Mesa com representantes nossos do Proifes e da SETEC/MEC (a ser confirmado)
16h - Carreira Docente – Estágio atual das negociações – Apresentação e debate com Prof. Gil Vicente
19/03
9h - O futuro das Escolas vinculadas – Mesa coordenada por ZeDu. Apresentação: Matilde, Gilka, Graça.
10h - Painel sobre a expansão dos IFs – Apresentação do estágio atual dos IFs em cada Estado da Federação (cada AD presente poderia designar um representante para fazer este levantamento preliminar e apresentar no encontro). Coordenação: Brandão, Lúcio Vieira e alguém da Bahia.
14h – Organização Sindical dos Professores dos IFs – Brandão, Lucio Vieira e alguém da Bahia (agenda de expansão do Proifes nos IFs)

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]