A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 30 de março de 2023 às 14h26min
Tag(s): Escolas de Aplicação
O Conselho Nacional de Dirigentes de Colégios de Aplicação das Instituições Federais de Ensino Superior (CONDICap) reuniu-se entre os dias 22 e 24 de março, na sede da Andifes, em Brasília. Esta foi a primeira reunião ordinária do Conselho em 2023. Na pauta, o acolhimento das sete novas unidades, recém transformadas em Colégios de Aplicação, discussões sobre recomposição orçamentária da Matriz 20RI (relativa à gestão administrativa, financeira e técnica, e condições de funcionamento da educação básica nas instituições federais de ensino) e, também, debates sobre documentos propositivos, como o estatuto do Conselho, e elaboração de nota informativa sobre ponto eletrônico para docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).
A reunião do Conselho foi precedida por uma agenda da diretoria do Conselho, no dia 21 de março, com a secretária de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação, Denise Carvalho, e com diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (Difes), Tânia Mara, também do MEC. “Na reunião com a SESu e com a Difes, no Ministério da Educação, tratamos da necessidade urgente da recomposição da Matriz 20RI, Auxílio Estudantil e Formação Docente. Foi uma agenda muito produtiva e com encaminhamentos para avançarmos nessas pautas emergentes”, avaliou a coordenadora nacional do CONDICap, Maristela de Oliveira Mosca.
Para 2023, a coordenadora do CONDICap avalia que dos principais temas tratados na reunião do Conselho destaca-se a questão orçamentária. “Iniciar este ano com cortes orçamentários, já que as IFES [Instituições Federais de Ensino Superior] receberam orçamento em 2023 ainda inferior que no ano de 2022, e, nessa perspectiva, reconstruir escolas de vanguarda, nas quais a formação docente é a premissa, é também um desafio para todos nós, após tantos anos de desvalorização”, afirmou a dirigente.
Dentre os principais encaminhamentos da reunião estão a continuidade das ações do Grupo de Trabalho (GT) Ensino Médio e GT Acesso e Permanência, para elaborar o posicionamento dos Colégios de Aplicação em relação a estes temas, e a elaboração, pelo GT Orçamento, de cálculos e previsões para a recomposição da Matriz 20RI.
Fonte: Andifes