UFRN disponibiliza o Relatório de Gestão 2022

Publicado em 13 de abril de 2023 às 12h35min

Tag(s): UFRN



 

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) disponibilizou o Relatório de Gestão referente ao exercício de 2022. Elaborado com a coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), o documento é um instrumento de prestação de contas aos órgãos de controle e sociedade sobre ações desenvolvidas pela Instituição. 

Construído de forma participativa, com apoio das demais unidades da administração central, o documento aponta o desempenho da UFRN em relação a diversas áreas da Instituição e possui informações quantitativas e qualitativas dos resultados da gestão orçamentária, financeira, operacional e patrimonial do exercício, além destaques em gestão de pessoas, sustentabilidade, inclusão e área acadêmica. 

Entre eles está a elevação do conceito de 11 cursos de graduação da Instituição, de acordo com os dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, que avalia os cursos de ensino superior no país. Em relação à pós-graduação, o documento aponta que 71% dos programas têm notas 4 e 5, o que corresponde aos conceitos bom e muito bom, respectivamente.

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, ressalta que o relatório é apresentado de forma clara, concisa, objetiva e cumpre as recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU) quanto à forma e ao conteúdo, garantindo a fidedignidade, a precisão e a completude das informações. 

Para ele, “a visão estratégica institucional é reiterada no papel ativo da UFRN na formação acadêmica, na valorização da arte e da cultura, da ciência, da tecnologia, da inovação, bem como no compartilhamento dos valores democráticos, dos quais a UFRN jamais se afastou em seu compromisso institucional de servir ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte”.

 

O relatório apresenta o novo Modelo de Negócios da UFRN, que inclui os principais indicadores da Instituição, distribuídos em quatro blocos: capitais, processos, resultados e impactos. Segundo o economista da Proplan Paulo Roberto Pinheiro, o modelo já é muito utilizado em grandes corporações e parte da perspectiva de que é preciso deixar muito claro para a sociedade como a Instituição recebe os insumos e transforma os recursos recebidos, gerando resultados e impactos na sociedade.

O modelo de negócios é um quadro visual que demonstra claramente a relação entre as entradas, os insumos, recursos, principais processos, os resultados e os efeitos gerados. Segundo Paulo, é um item exigido pelo TCU que, pela primeira vez, é acrescido ao relatório da Universidade e foi produzido em parceria entre a Proplan e a Secretaria de Gestão de Projetos (SGP) da UFRN. “Quando as pessoas acessarem o relatório, conseguirão visualizar mais claramente essa relação de recursos e impactos gerados pela UFRN na sociedade”, destacou.

Paulo Roberto observa que o relatório foi produzido com o objetivo de ser facilmente compreendido por todos os públicos, incluindo pessoas com deficiência visual e auditiva, pelo uso de técnicas de design inclusivo e recursos como audiodescrição. O documento está disponível no portal da instituição, na área Documentos e na página Transparência e Prestação de Contas.

A diagramação e o design editorial do relatório ficou a cargo da equipe da Editora da UFRN, que desenvolveu uma apresentação visual que tornou o documento moderno e de fácil leitura. “O relatório de gestão contém infográficos e imagens que tornam o documento mais amigável e de fácil compreensão para todos os públicos”, ressalta.

O Relatório de Gestão 2022 da UFRN é um importante instrumento de transparência e prestação de contas que permite aos cidadãos conhecerem os resultados alcançados pela Universidade e seu papel na sociedade. Com a divulgação do documento, a UFRN reafirma seu compromisso com a transparência e o uso responsável dos recursos públicos.

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]