Natal e Mossoró terão Casas da Mulher Brasileira; anúncio foi feito por ministra

Publicado em 04 de maio de 2023 às 11h12min

Tag(s): Mulheres



 

Em visita a Natal nesta quarta-feira (3), a ministra da Mulher, Aparecida Gonçalves, anunciou a instalação de duas Casas da Mulher Brasileira (CMB), sendo uma na capital e outra em Mossoró. O equipamento reúne e facilita o acesso a serviços especializados em violência contra a mulher, como acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.

Atualmente, o Brasil conta com sete unidades da Casa da Mulher Brasileira em funcionamento, nos municípios de Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Boa Vista (RR), Brasília (DF) e São Luís (MA). Uma lista de 40 cidades que receberão as novas construções será anunciada em 30 de maio.

 

Aparecida Gonçalves participou de evento na Escola de Governo, Centro Administrativo de Natal. A ministra foi recepcionada pela governadora Fátima Bezerra e tratou também da definição da Marcha Nacional Contra a Misoginia. As duas iniciativas integram as políticas públicas dos Governos Federal e Estadual em defesa das mulheres. Na região Nordeste, o Rio Grande do Norte é o primeiro Estado a receber a ministra para tratar do assunto.

“Não temos como contar a história das mulheres do Brasil sem citar o Rio Grande do Norte. Porque foi aqui que as mulheres se mobilizaram primeiro e temos uma governadora de coragem e com a determinação de enfrentar os problemas e vencê-los. Há no Brasil hoje um movimento nas redes sociais muito forte contra as mulheres, a Machosfera, que tem 35 milhões de seguidores. Apesar de campanhas em defesa da mulher, a violência aumenta. Tivemos um presidente que xingava jornalistas. Não vamos admitir sermos agredidas, xingadas e mortas”, afirmou.

A ministra explicou que vai fazer a Marcha com diálogo, respeito e solidariedade. “Ouvi do presidente Lula da Silva que as mulheres são prioridade do Governo. Vamos marchar pela democracia e pela vida das mulheres, com coragem e a garra da mulher brasileira. Venham todos construir conosco o Brasil da dignidade e do respeito”, conclamou.

A governadora Fátima Bezerra pontuou que foi eleita para trabalhar pelo bem estar do povo do RN, por melhores condições de vida com respeito e dignidade: “E é disso que trata a campanha que a ministra das Mulheres traz ao nosso estado. O Rio Grande do Norte é terra onde as mulheres fizeram e fazem história, a exemplo de Nísia Floresta, Alzira Soriano e Celina Guimarães com o primeiro voto feminino em Mossoró”.

Audiência Pública

À tarde e início da noite, a ministra participa de audiência de conclusão da campanha de combate ao feminicídio, promovida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O convite foi do presidente da ALRN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB); e da Frente Parlamentar da Mulher, composta pelas deputadas estaduais: Divaneide Basílio (PT), Cristiane Dantas (SSD), Eudiane Macedo (PV), Isolda Dantas (PT) e Terezinha Maia (PL).

Fonte: Saiba Mais 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]