A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 05 de maio de 2023 às 10h45min
Tag(s): Educação Mulheres Projetos UFRN
O Projeto Meninas no Espaço, coordenado pelo Departamento de Engenharia de Produção (DEP/UFRN), está sendo desenvolvido em 19 escolas estaduais do Rio Grande do Norte, em 2023. A iniciativa conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNUD) e da Agência Espacial Brasileira (AEB). O objetivo é ampliar a participação e o interesse de meninas em áreas majoritariamente masculinas, como Engenharias e cursos nas áreas de Ciências Exatas.
O projeto foi apresentado pela coordenadora Mariana Almeida, professora de Engenharia de Produção da UFRN, esta semana, à governadora do RN, Fátima Bezerra, que elogiou a iniciativa e destacou a importância educacional. “Este projeto é meritório, pois significa que o estado está oportunizando aos estudantes que eles possam, de repente, desabrochar uma vocação escondida”, enfatiza a Governadora.
A governadora também destaca a relevância do projeto para o estado. “É uma área muito importante e estratégica para o RN, pois, busca exatamente a formação e a pesquisa da ciência. Este será um ambiente para promover a inovação”, afirma.
Uma campanha está sendo realizada em escolas públicas do estado, a fim de alcançar um maior número de meninas e aumentar o número de participantes do projeto. Segundo Mariana Almeida, atualmente 75 meninas do ensino fundamental, 10 do ensino médio e cinco da pós-graduação, além de 20 colaboradores de 21 instituições, participam da iniciativa.
Além disso, o projeto desenvolve produtos para ensino de jovens e adolescentes, como cursos estruturados, entre eles Introdução à Física de Foguetes e Linguagens de Programação. A iniciativa possui parcerias com outras instituições de ensino além da UFRN, como o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do RN (Senac RN). Também participam instituições como a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do RN (Fecomércio RN), Ministério da Educação (MEC) e Programa Espacial Brasileiro (PEB).
Fonte: UFRN