Curso de Letras da Felcs recebe conceito máximo do MEC

Publicado em 27 de junho de 2023 às 15h15min

Tag(s): MEC UFRN



O curso de Letras – Português e Inglês da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs/UFRN) recebeu conceito máximo em uma avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A unidade acadêmica foi avaliada in loco, no âmbito do processo de reconhecimento feito por especialistas do Ministério da Educação (MEC).

 

 

Todos os cursos de graduação passam pelo processo de reconhecimento para seja atestada a sua qualidade de cada e o diploma acadêmico emitido seja validado no território nacional e, assim,. De acordo com o procurador institucional da UFRN, Fabiano do Espírito Santo Gomes, Letras – Português e Inglês, que antes era Letras – Português, constituiu-se como nova graduação no âmbito do MEC e passou por todas as fases do reconhecimento, o qual foi finalizado com uma visita virtual.

Ainda segundo o procurador institucional, foram analisados documentos da universidade e feitas reuniões com a coordenação acadêmica, com os dirigentes da Instituição, docentes, discentes, além dos servidores técnico-administrativos. “A partir dessas etapas, são levados em consideração 35 indicadores divididos em três dimensões: didático-pedagógica, infraestrutura e corpo docente. Ao final da avaliação, foi realizada uma média ponderada dessas três dimensões, que resultou em nota máxima para o curso de Letras – Português e Inglês da Felcs”, explica Fabiano do Espírito Santo Gomes.

Para o diretor da Felcs, Alex Gomes, a notícia foi recebida com alegria. Segundo a sua perspectiva, essa é uma luta iniciada ainda em 2016, quando começou a elaboração do projeto pedagógico do curso, e se coroa hoje com esse reconhecimento. O diretor ressalta, além disso, que a Felcs cada vez mais se consolida como um importante polo de educação no interior do estado por promover uma educação pública, gratuita, laica, inclusiva, inovadora e de qualidade.

“Essa é uma conquista de muitas mãos, que são responsáveis por esse resultado: os docentes, que tanto se envolvem em projetos de ensino, pesquisa e extensão; os estudantes que participaram na reunião com o MEC; e os servidores técnicos-administrativos, que atuam muitas vezes nos bastidores para que tudo funcione corretamente. Destacamos o trabalho realizado pela direção da unidade acadêmica no sentido de prover melhores condições de convivência em um projeto que une excelência acadêmica e suporte de infraestrutura”, salienta Alex Gomes.

Sobre o curso Letras – Português e Inglês

Responsável por utilizar formas de linguagens nos múltiplos contextos comunicativos e nas interações sociais, Letras – Português e Inglês da Felcs leva em consideração as diversidades socioculturais, linguísticas e literárias com os estudantes. O objetivo geral é formar professores nas áreas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas literaturas para atuarem na Educação Básica, em instituições de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como em contextos não escolares, com competência para lidar com as questões de linguagem de forma crítica.

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]