A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 23 de agosto de 2023 às 14h54min
Tag(s): UFRN
A professora Samia Nascimento Sulaiman, vinculada ao Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC/UFRN) do Centro de Educação (CE) da UFRN, assumiu a Coordenação Geral de Articulação do Departamento de Mitigação e Prevenção de Risco (DPR) da Secretaria Nacional de Periferias (SNP), vinculada ao Ministério das Cidades. A nomeação ocorreu no dia 10 de agosto.
A professora Samia Sulaiman tem atuado na interface entre educação, meio ambiente e gestão de riscos socioambientais (inundações e deslizamentos) desde 2010. “Meu último trabalho de maior relevância foi na coordenação de projeto junto à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, entre 2020/2021, com a produção do caderno técnico GIRD+10 – Gestão Integrada de Riscos e Desastres e, também, do curso de mesmo nome, disponível de forma on-line e gratuita na Escola Virtual Gov (EVG). O convite veio por conta dessa experiência e expertise,” conta Samia Sulaiman.
Pós-doutora em Ciências Ambientais e em Planejamento e Gestão Territorial, mestre e doutora em Educação, Samia é pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Sobre Desastres (NUPED/UFRN) e membro do GT de Estágio e da equipe editorial da Revista Cadernos de Estágios, do Centro de Educação (CE-UFRN). Ela possui experiência em pesquisa, ensino e extensão nas áreas de Educação, Educação Ambiental, Sustentabilidade, Participação Social e Gestão de Riscos.
Samia explica que “o papel da Coordenação Geral de Articulação é empreender a articulação dos projetos e ações da unidade com outras instâncias federais e subnacionais, assim como universidades, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e lideranças comunitárias, em especial com atuação nas periferias urbanas, para qualificar o planejamento, a execução, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas voltadas para as periferias de nossas cidades”.
Ela pretende apoiar a inovação nas ações da Secretaria com foco na participação social, na melhoria da qualidade ambiental e urbana das periferias, tendo como resultado a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis e negligenciadas nas políticas públicas.
Atualmente, Samia está num projeto de pesquisa com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), intitulado Aprimoramento da gestão local de riscos ambientais-urbanos para cenários multirrisco frente à emergência climática: instrumentos inovadores e participação social. Realizado numa parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Federal do ABC (UFABC) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O projeto conta com a participação DPR para a construção de um Seminário Nacional para Governança dos Riscos. “Na verdade, essa parceria foi uma indutora da minha contratação para eu apoiar a realização desse seminário e outras iniciativas de articulação do Departamento e da SNP”, conta Samia.
Fonte: Portal da UFRN