NEI debate sobre atraso no desenvolvimento infantil

Publicado em 06 de setembro de 2023 às 09h29min

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O  Núcleo de Educação da Infância (NEI/CAp) realiza, no dia 13 de setembro, a palestra Sinais de alerta no desenvolvimento infantil. A ação faz parte do projeto de extensão Inclusão escolar: ateliês de formação e trocas de experiências multidisciplinares, coordenado por Milena Lira, professora do NEI/CAp. Programada para as 16h, no auditório do Nepi (NEI/CAp), a palestra será aberta aos professores da rede pública e aos alunos da UFRN.

O momento será mediado pela neuropediatra Celina Reis, com o objetivo de falar sobre algumas orientações dos estímulos adequados ao desenvolvimento da criança. A médica vai comentar sobre como evitar estímulos inadequados para ter um ambiente apropriado para crianças com problemas em seu desenvolvimento. 

De acordo com a neuropediatra, o desenvolvimento neurológico infantil tem uma programação. “A criança tem alguns marcos que precisam alcançar no desenvolvimento motor grosseiro, depois no desenvolvimento motor fino; então, é esperado para ela aprender a desenvolver, sustentar o tronco, sentar, engatinhar e andar. Além disso, tem marcos de linguagem, então o balbuciar e o sorriso social vêm antes de emitir alguns sons monossilábicos, depois palavras e frases para poder dialogar”, explica Celina.

Ainda de acordo com a mediadora, quando a criança tem alguns sinais que indicam que esses marcos estão mais lentos ou que está alcançando de forma diferente, os profissionais ficam em alerta. “Às vezes, nos deparamos com crianças que não usam o corpo para se comunicar, então atrasa para darem tchau e, até mesmo, para falar. Existem padrões de desenvolvimento diferentes, muitas vezes com comportamentos diversos, como andar na ponta dos pés, dificuldades com os estímulos sensoriais ou incômodo com barulhos ou com texturas”, descreve. 

A coordenadora do evento, Milena Lira, reitera a importância de se debater o assunto. “Essa temática é bastante pertinente, pois aborda os marcos do desenvolvimento infantil e os sinais de alerta para possíveis casos que necessitem da avaliação e da orientação de uma equipe multidisciplinar”, conta.

De acordo com Milena, o NEI-CAp começou a promover ações de diálogo com as famílias acerca da inclusão escolar em 2003. “Desde 2017 o projeto vem potencializando esse espaço sistematizado para o diálogo sobre tópicos da área da educação, numa perspectiva inclusiva, entre professores, famílias, profissionais, especialistas e comunidade externa”, relata.

 

Fonte: UFRN

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