A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 19 de setembro de 2023 às 16h13min
Tag(s): Hospitais Universitários Saúde UFRN
O Hospital Universitário Ana Bezerra, da UFRN em Santa Cruz, inaugura nesta quinta-feira (21) dois espaços de atenção à saúde materno-infantil que compõem a Rede Cegonha. Um deles é o Centro de Parto Normal (CPN), primeiro equipamento do tipo no Estado, e a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP).
Os serviços estão credenciados e habilitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com as inaugurações, o número de atendimentos passará de 2.400 partos/ano para 2.880 partos/ano, no mínimo. Com esse possível aumento de 480 partos anuais, o hospital universitário deve contribuir para a redução da Mortalidade Materna e Infantil.
“O CPN adota o modelo de cuidado que valoriza a fisiologia do trabalho de parto, parto e nascimento, por meio de boas práticas baseadas em evidências e implementação das políticas públicas em saúde”, define.
No Hospital Universitário Ana Bezerra, este cenário é composto por três ambientes confortáveis no modelo de suítes privativas PPP (pré parto, parto e puerpério), sendo uma delas com banheira de hidromassagem, permanecendo a mulher e seu acompanhante juntos em todas as fases clínicas, da admissão até a alta hospitalar.
“Conta ainda com equipe multiprofissional e atuação do enfermeiro obstetra, elevando sua autonomia no processo parturitivo com vistas à integralidade e humanização do cuidado”, afirma Santos.
O Huab é um hospital estratégico para o SUS, por oferecer assistência materno-infantil para mais de 20 cidades do interior do Rio Grande do Norte, bem como, ser cenário de prática para a formação de estudantes de graduação dos cursos da área de saúde da UFRN e unidade executora de programas de residência médica e multiprofissional em saúde.
Além disso, recentemente foi incorporada à infraestrutura do hospital a nova área de Acolhimento e Classificação de Risco para suporte ao atendimento das urgências obstétricas.
“Tais estratégias de gestão subsidiam os objetivos institucionais de qualificar a atenção e a formação em saúde no âmbito da saúde materno-infantil e consolidar o HUAB na Rede de Atenção à Saúde”, destaca a superintendente do Huab, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim Costa.
Parto normal x cesárea
O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de cesáreas. Só de janeiro a outubro do ano passado, o registro de cesarianas cresceu 57%, segundo o Ministério da Saúde.
Para a gerente de atenção à saúde do Hospital Universitário Ana Bezerra, Flávia Santos, o parto natural traz mais segurança à vida da mulher e do bebê.
“Segundo a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde, um parto em CPN tem menos intervenções, é mais natural, e prioriza a garantia dos direitos fundamentais de mulheres e crianças ao acesso a tecnologias apropriadas de atenção ao parto e nascimento, com adoção de práticas baseadas em evidências, incluindo-se a privacidade, a liberdade de movimentação e de posições durante o trabalho de parto e parto, o direito a acompanhante de livre escolha e a preservação da sua integridade corporal e psíquica”, explica ela.
“Este modelo favorece a melhoria dos resultados maternos e neonatais por reduzir intervenções desnecessárias e promover o protagonismo da mulher e maior satisfação com o cuidado ofertado”, completa.
Sobre a Rede Ebserh
Desde 2013, o Hospital Universitário Ana Bezerra é integrante da rede de hospitais universitários públicos federais administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Fonte: Saiba Mais