CB sedia 1º Encontro de Mulheres da Comunidade Universitária

Publicado em 25 de setembro de 2023 às 15h19min

Tag(s): CB Ensino Superior Mulheres



Inspirado no 3º Encontro de Mulheres da América Latina e Caribe, que ocorreu em julho deste ano em Brasília, estudantes de diversos cursos da UFRN organizaram o 1º Encontro de Mulheres da Comunidade Universitária (EMU). A ação será realizada entre os dias 6 e 7 de outubro, no Centro de Biociências da UFRN (CB), e reunirá estudantes, terceirizadas e servidoras da UFRN e da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

 



As inscrições para participar podem ser feitas por este formulário e custam R$20, valor promocional. Homens podem participar como ouvintes, sendo necessário se inscrever. O encontro tem o objetivo de reunir mulheres de todo o Rio Grande do Norte para pautar as lutas das mulheres e traçar objetivos. A ação está sendo organizada por movimentos sociais atuantes na UFRN, como o Movimento de Mulheres Olga Benário, o movimento estudantil Correnteza e o Movimento Luta de Classes, além de centros acadêmicos da UFRN.

O evento está sendo organizado por estudantes da UFRN e pelos centros acadêmicos de História e de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). “É de extrema importância que façamos um encontro que paute lutas pelos direitos das mulheres, por acesso à educação, pela emancipação, pela revogação das reformas liberais e pela igualdade salarial”, explica Amanda Oliveira, uma das organizadoras do evento.

Serão dois dias de evento. A programação prevê uma marcha na Universidade pelo fim da violência contra as mulheres, mesas de debates, debates em plenária sobre as perspectivas das lutas das mulheres da comunidade universitária. Além disso, haverá debates em grupos temáticos (com os temas: Mulheres na Ciência, Mulheres e Maternidade, Mulheres Negras, Violência contra as Mulheres e Mulheres Trabalhadoras), um conversatório sobre Mulheres LBTs e Diversidade, bem como uma Mostra Cultural Feminista e uma feirinha de exposição. 

A ação disponibilizará apoio para alimentação, alojamento e creche (com almoço para as crianças incluso) e, também, contará com tradutoras e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), a fim de promover acessibilidade e inclusão. Mais informações estão disponíveis no Instagram da ação.

 

 

A organização do evento procura por artistas mulheres para apresentações e para intervenções na Mostra Cultural Feminista, além de intérpretes e tradutores de Libras,  estudantes de Pedagogia para monitoria na creche do encontro, organizada em apoio com o Núcleo de Educação da Infância (NEI) da UFRN. 

Para se candidatar basta preencher os formulários abaixo:

Formulário de inscrição para Mostra Cultural Feminista

Formulário de inscrição para intérpretes e tradutores de Libras

Formulário de inscrição para monitores da creche

Fonte: Portal da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]