A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 26 de abril de 2010 às 12h17min
Tag(s): Plebiscito
O vice presidente do PROIFES - Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Federal, Eduardo Rolim, esteve em Natal no dia 22 de abril para o debate “Andes-SN x Sindicato Local”, e falou em entrevista à ADURN sobre a proposta de Carreira que o PROIFES defende. Além deste assunto, Eduardo Rolim, que também é presidente do Conselho de Representante da ADUFRGS - Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior de Porto Alegre, tratou dos processos pelos quais passa a ADURFRGS – desfiliação do ANDES-SN e transformação em Sindicato Soberano.
ADURN - Qual proposta de Carreira Docente que o PROIFES defende?
Eduardo Rolim - A negociação sobre Carreira foi fruto do acordo do PROIFES com o Governo Federal, sendo que o PROIFES foi a única entidade que assinou o acordo. Acordo este que trouxe a paridade sobre ativos e aposentados; a equiparação das Carreiras do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico; e a valorização salarial. A nova proposta do PROIFES prevê a equiparação da Carreira atual com a de Ciência e Tecnologia, além de uma reestruturação da malha salarial, fazendo com que todos os professores possam ir do início ao fim da carreira, independente da titulação.
Atualmente, o PROIFES está num processo de reabertura das negociações, e para isso, realizou um ato no Congresso Nacional, no dia 30 de março, com o intuito de pressionar o Governo e os Parlamentares, pois este ano é eleitoral e os prazos são curtos.
ADURN - Como aconteceu o processo de desfiliação da ADUFRGS do ANDES?
Eduardo Rolim - No ano de 2008 a ADUFRGS realizou grandes debates com o tema, assim como a ADURN. Após isso, realizamos uma assembléia em abril do mesmo ano, na qual foi decidido interromper o pagamento a ANDES. Em agosto, realizamos uma consulta eletrônica sobre a desfiliação; o resultado foi que 452 professores optaram pela desfiliação, enquanto 128 optaram em permanecer vinculados a ANDES. E, finalmente em dezembro, realizamos uma Assembléia Geral que transformou a ADUFRGS em Sindicato Local; nesta o resultado da votação foi de 400 votos a favor, contra apenas 04.
O Registro Sindical da ADUFRGS foi publicado no Diário Oficial da União do dia 01 de abril de 2010. O sindicato hoje tem mais de 3000 associados, e na última eleição de diretoria houve a maior votação da história da entidade.
ADURN - Várias Associações de Docentes estão se constituindo em Sindicatos Soberanos, como o senhor avalia esse processo?
Eduardo Rolim - Este processo de transformação das AD’s que está acontecendo em todo o Brasil é muito importante, e a transformação da ADURN em Sindicato é fundamental para a consolidação da Federação Nacional dos Professores das Universidades Federais.
ADURN - A ADURN realizará nos dias 28 e 29 um plebiscito para decidir a desfiliação do ANDES. O que o Senhor diria aos associados da ADURN?
Eduardo Rolim - O fato dos professores associados assumirem a sua entidade como Sindicato Local vai aumentar a força da entidade, reforçar a sua autonomia e afastar a ADURN de uma entidade totalmente aparelhada que não negocia e não representa o interesse dos docentes.