A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 13 de dezembro de 2023 às 10h08min
Tag(s): Andifes Investimento em educação UFRN
Com apoio da Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (SRI), o Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas (DCAC) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Climáticas (PPGCC) recebem, no dia 11 de dezembro, a visita de pesquisadores do renomado Instituto de Pesquisas Aeroespaciais da Academia de Ciências Chinesa.
O objetivo dessa visita será apresentar as aplicações dos dados de satélite para o monitoramento ambiental da superfície terrestre, oriundos da Missão Gaofen, que se empenha em prover cartografia de alta precisão, assim como estudos sobre o uso e a ocupação do solo, a prevenção e a mitigação de desastres naturais e as estimativas para o setor de agricultura.
Os dados se referem à quantidade de radiação solar refletida ou emitida pela superfície captada por satélite. Eles precisam passar por uma série de tratamentos antes de conseguirem ser utilizados. Dessa forma, os pesquisadores irão apresentar os dados que já foram tratados em quase 10 anos de monitoramento.
Sendo assim, essas informações de sensoriamento remoto possuem aplicações que abrangem diversas áreas, tais como monitoramento da cobertura vegetal, de áreas queimadas, de espelhos d’água, qualidade da água de rios e mananciais, identificação de jazidas de minério e afloramentos rochosos, delimitações de bacias hidrográficas, entre outros.
Os pesquisadores visitantes são: Professor Zheng Zhang, Professor Ping Tang e Professor Bo Zhoung. Eles estão propensos a estabelecer novas parcerias e possíveis colaborações com a UFRN, que tem a oportunidade de promover a internacionalização da Instituição.
Os interessados podem participar das palestras abertas, que serão realizadas no Anfiteatro B do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET), às 14h, nas quais serão apresentadas as técnicas de tratamentos de dados. As palestras serão ministradas na língua inglesa.
Fonte: ANDIFES