A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 20 de dezembro de 2023 às 14h48min
Tag(s): Ciência e Tecnologia Docente UFRN
Na última quinta-feira, 14 de dezembro, o Conselho de Administração do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX/RN) empossou a professora Zulmara Virgínia de Carvalho, da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), como representante titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na associação. A professora, bem como seu suplente, o professor Júlio Francisco Dantas de Rezende, do Departamento de Engenharia de Produção, foram indicados pelo atual Reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo.
A escolha da docente provém de seus 13 anos de pesquisa em Cultura e Ambientes de Inovação, além de seu estudo científico que investiga a implementação do paradigma da Indústria 4.0 nos setores produtivos. Em fevereiro de 2022, a professora Ângela Maria Paiva Cruz, ex-reitora da UFRN e uma das responsáveis pela fundação do PAX, convidou Zulmara para organizar o Fórum de Inovação e Negócios em Indústria 4.0. Em abril de 2023, a professora Ângela sugeriu à gestão da UFRN um elenco de nomes que poderia compor o conselho, entre os quais estava o nome da docente.
De acordo com Zulmara Carvalho, um professor da ECT no Conselho de Administração de um Ecossistema de Inovação estruturante para o desenvolvimento da economia da inovação no RN indica a vocação ao empreendedorismo inovador da unidade acadêmica especializada. A professora destacou, ainda, o Parque como um ambiente estratégico para fomentar a cultura da inovação, promovendo a sinergia em atividades de pesquisa científica, de desenvolvimento tecnológico e de inovação entre universidades e empresas.
Além de buscar consolidar ações em prol do desenvolvimento sustentável, social e econômico, o PAX visa fortalecer a posição do Rio Grande do Norte como polo de inovação tecnológica, tanto em âmbito local quanto global. A docente, que foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação da UFRN entre os anos de 2018 e 2022, expressa sua alegria afirmando ser gratificante contribuir para um instrumento tão estruturante para o desenvolvimento socioeconômico na região norte-rio-grandense.
Sobre o PAX
Criado em 2022, o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX/RN), localizado em Macaíba, é uma síntese de uma disposição coletiva de diversos setores do RN para fomentar um amplo ambiente de inovação tecnológica no estado.
A iniciativa representa uma convergência entre parceiros fundadores e mantenedores, incluindo instituições de renome como a Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do RN (Fapern); a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (Sedec/RN); prefeituras locais; a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern); a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern); o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), entre outras.
Fonte: UFRN