A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 24 de janeiro de 2024 às 12h21min
Tag(s): CONAE Educação MEC PNE
O Canal Educação estreou a série “Rumos da Educação”, com quatro episódios, que vão apresentar importância, dinâmica e personagens da Conferência Nacional de Educação (Conae), assim como o papel fundamental da sociedade na construção das políticas públicas. A Conae será realizada, em edição extraordinária, de 28 a 30 de janeiro de 2024, em Brasília (DF).
Com o tema “Plano Nacional de Educação [PNE] 2024-2034: política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, a Conae é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e vai contribuir para a elaboração do novo PNE 2024-2034.
Cada vídeo da série tem cerca de 3 minutos, e sua exibição ocorrerá na interprogramação e nas mídias sociais do Canal Educação, resultando em um minidocumentário de 13 minutos. Todo episódio vai abordar um tema diferente: o primeiro explicará a origem das políticas públicas e seu processo de elaboração; o segundo mostrará a importância da participação social no processo de discussão da Conae; o terceiro introduzirá o tema da Conae 2024; e o último explicará o que é o PNE.
Participam da série, narrando o processo de construção da Conferência, representantes do MEC e de instituições atuantes no campo educacional do Brasil que integram o Fórum Nacional de Educação (FNE), o qual coordena a Conae.
O primeiro episódio trata das políticas públicas educacionais, discorrendo sobre como elas são elaboradas e como as necessidades e os problemas enfrentados pela população são identificados. O entrevistado foi o coordenador-geral de Planos Decenais de Educação do MEC, Maurício Almeida Prado. “Os problemas são vistos pelos cidadãos de diferentes formas, o cidadão de forma geral são pais, mães, estudantes e profissionais da educação básica”, disse.
Conae 2024 – A Conferência Nacional de Educação, convocada pelo Decreto-Lei n. 11.697/23, será realizada de 28 a 30 de janeiro, em Brasília (DF), com o tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. O MEC é o responsável por promover a Conae, que é precedida de conferências municipais, distrital e estaduais. Já a articulação e a coordenação das conferências são de responsabilidade do Fórum Nacional de Educação. A Conae 2024 pretende contribuir para a elaboração do novo PNE 2024-2034, de modo que debaterá a avaliação, os problemas e as necessidades educacionais do Plano vigente. Com a participação efetiva dos segmentos educacionais e setores da sociedade, a expectativa é que disso resultem proposições de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a próxima década da educação no país. Isso será articulado com os planos decenais de educação nos municípios, no Distrito Federal e nos estados, fortalecendo a gestão democrática, a colaboração e a cooperação federativa. A finalidade, assim, é enfrentar as desigualdades e garantir direitos educacionais. Mais informações estão disponíveis na página da Conae 2024.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Canal Educação
Fonte: Ministério da Educação