A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 27 de fevereiro de 2024 às 11h35min
Tag(s): CRES+5 Educação Superior MEC
Cerca de dois anos após a III Conferência Regional de Educação Superior (CRES), o mundo foi afetado pela pandemia da Covid-19. A crise social, econômica e sanitária afetou diversos campos da sociedade, inclusive a educação. Por isso, o objetivo do oitavo eixo temático da CRES+5 — reunião de acompanhamento da III CRES — é debater e avaliar esses impactos, a fim de tornar visíveis as lições aprendidas, propor novas estratégias de enfrentamento e aproveitar, da melhor forma, as mudanças que foram ocasionadas, especialmente na crescente integração entre a tecnologia e a educação superior.
Para nortear as discussões e encontrar os principais pontos a serem dialogados, foram delimitados quatro temas para análise: redefinição da formação profissional pós-pandemia; desafios para uma educação superior inclusiva e sem fronteiras; formação docente como catalisadora da transformação do ensino na educação superior; e pesquisa e extensão das instituições de educação superior (IES) e sua relevância para inovação e resolução de problemas sociais.
A fim de conduzir os trabalhos, foram definidas cinco questões:
Além disso, foram propostos quatro temas principais para analisar o impacto da Covid-19 na educação superior:
Participantes – Lideram o Eixo Temático 8: Juogreidin Coromoto Cerero Ramones, reitora da Universidade Nacional Experimental Francisco de Miranda (Venezuela); Olda Maria Cano Lassonde, vice-reitora da Universidade Autônoma de Chiriquí e membro do Conselho de Reitores do Panamá; e Pedro Curi Hallal, professor da Universidade Federal de Pelotas (Brasil).
Documento-base – Já estão disponíveis as minutas dos documentos-base resultantes das atividades dos Grupos de Trabalho (GTs) responsáveis por cada eixo temático da CRES+5. A quarta reunião preparatória da Conferência foi em Havana, Cuba, nos dias 7 e 8 de fevereiro, e discutiu as minutas desses documentos, cuja versão final deverá ser preparada pelos GTs e disponibilizada no site da CRES+5 até o dia 6 de março.
CRES+5 – A reunião de acompanhamento da III CRES está sendo organizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e pelo Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO-IESALC). O público-alvo da Conferência são reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de ensino superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente.
CRES – A III Conferência Regional de Educação Superior, realizada em Córdoba (Argentina), em junho de 2018, adotou uma Declaração e um Plano de Ação 2018-2028. Após a Conferência Mundial de Educação Superior, em 2022, os atores de educação superior da região avaliaram a necessidade de realizar uma reunião de acompanhamento da III CRES, a fim de promover um processo participativo que destacasse o progresso alcançado, bem como os desafios remanescentes e as questões emergentes, especialmente relacionados à pandemia da Covid-19. Assim, a CRES+5 será a concretização dessa decisão, permitindo analisar as conquistas da educação superior na América Latina e no Caribe e, ao mesmo tempo, estabelecer prioridades para a próxima Conferência Regional de Educação Superior, prevista para 2028.
Fonte: MEC