Simpósios dos eixos temáticos marcam segundo dia da CRES+5

Publicado em 14 de março de 2024 às 10h36min

Tag(s): CRES+5 Educação Superior MEC



O segundo dia da CRES+5 — reunião de prosseguimento da III Conferência Regional de Educação Superior (CRES) — está sendo realizado nesta quinta-feira, 14 de março, com simpósios dos seis eixos temáticos restantes e a mesa-redonda de debates. A expectativa é que 2 mil pessoas compareçam ao evento, que ocorre de 13 a 15 de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF).  

A CRES+5 é promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO-IESALC) e com o Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces).   

Programação – A abertura do segundo dia está prevista para as 8h30 (horário de Brasília), com conferência de Nilma Lino Gomes, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex-Ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. A atividade será transmitida ao vivo no canal do MEC no YouTube.  

Entre as 10h e 12h, ocorrerão os simpósios dos seguintes eixos temáticos: 

  • Eixo 7: Trabalho decente e condições de vida dos atores da educação superior;  
  • Eixo 8: O impacto da covid-19 na educação superior;  
  • Eixo 9: Inclusão, diversidade e o papel das mulheres na educação superior. 

Já à tarde, entre 13h30 e 15h30, estão previstos os simpósios dos últimos três eixos temáticos:  

  • Eixo 10: Financiamento e governança da educação superior;  
  • Eixo 11: A autonomia das instituições de educação superior; 
  • Eixo 12: O futuro da educação superior na América Latina e Caribe. 

Após a pausa para o café, entre 16h e 18h30, haverá a última mesa-redonda do evento. Ela vai reunir os coordenadores dos eixos temáticos de 7 a 12, que farão um resumo dos debates ocorridos nos simpósios da quarta-feira, 13 de março. A mesa-redonda também terá transmissão ao vivo no canal do MEC no YouTube. Veja a programação completa

CRES+5 – A reunião de acompanhamento da CRES 2018, chamada de CRES+5, tem como público-alvo reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de educação superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente.   

Entre as atividades preparatórias para a reunião, foram organizadas diferentes instâncias de debate aberto e participativo, como parte do processo de construção metodológica do evento. Ao longo de 2023, ocorreram reuniões presenciais em Córdoba (Argentina), Puebla (México), Assunção (Paraguai) e Havana (Cuba). Além disso, foram realizadas consultas públicas virtuais preparatórias, a fim de debater e coletar informações sobre os 12 eixos temáticos da CRES+5, bem como contribuir para a realização da Conferência. 

 

Fonte: MEC 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]