A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 03 de abril de 2024 às 15h47min
Tag(s): Ciência Ciência e Tecnologia
Nos próximos dias 11 e 12 de abril, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) sediará a Conferência Livre: Incentivo à Produção Científica nas Universidades e Institutos Federais. Esta iniciativa é uma parceria com o Proifes-Federação e tem por objetivo construir propostas a serem levadas para a 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia que norteará a política de Ciência e Tecnologia para os próximos 10 anos. O evento acontecerá de forma híbrida no auditório Professor Paulo Rosas, na sede da associação, e virtualmente pelos canais de transmissão da Adufepe e do Proifes-Federação.
“A conferência é de extrema importância para todos nós que fazemos a Adufepe e para a comunidade da UFPE em geral porque ela consolida a nossa relação com o desenvolvimento tecnológico e científico que está sendo proposto no Brasil atualmente. Por isso, a Adufepe em parceria com o Proifes, vai realizar essa ação de contribuir com propostas para a ciência e tecnologia fundamentais para o Brasil e em Pernambuco”, ressalta a presidenta da Adufepe, Teresa Lopes.
O evento tem como objetivo discutir e propor soluções inovadoras nas áreas de financiamento e fomento à pesquisa científica e os impactos no marco legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (para instituições científicas e de inovação tecnológica) e perspectivas de novos instrumentos no âmbito do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O debate terá participação de autoridades, representantes do governo e pesquisadores e discutirá estratégias para incentivar e fortalecer a produção científica nas universidades federais, promovendo o avanço da produção científica e tecnológica e seus impactos na sociedade.
A produção científica desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do Brasil, na formação de profissionais qualificados e na solução de problemas sociais e tecnológicos. As universidades federais têm um papel crucial pois constituem-se nos principais centros de pesquisa, inovação e formação de recursos humanos.
Para um dos organizadores do evento, professor Ênio Pontes, a Conferência Livre representa um marco importante na preparação da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
“Quando se reúne as autoridades, representantes do governo, pesquisadores e demais interessados, a Conferência promove a troca de conhecimentos, experiências, propostas e isso pode impactar diretamente as políticas de financiamento e fomento à pesquisa científica e, assim, também o desenvolvimento das instituições científicas de inovação tecnológica. A participação da Adufepe e Proifes na organização da conferência torna-se relevante, uma vez que essas entidades representam os docentes das IFES e têm um papel fundamental e significativo na defesa dos interesses da comunidade acadêmica”, avalia o professor Ênio.
A programação será norteada pelos eixos estruturantes da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), nas seguintes diretrizes:
• III – Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos
nacionais; e
• IV – Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.
Os resultados provenientes das discussões e propostas levantadas durante a conferência livre serão encaminhadas para compor a base da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ocorrerá em Brasília nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2024. Assim, as ideias compartilhadas durante o evento irão contribuir diretamente na construção das políticas estratégicas que serão adotadas em nível nacional para promover o avanço tecnológico e desenvolvimento para todo o país.
Detalhes sobre a divulgação dos participantes de cada mesa serão divulgados ainda nesta semana.
Fonte: Adufepe