Docentes da UFRN marcam início da greve com Ato Político-Cultural

Publicado em 22 de abril de 2024 às 21h27min

Tag(s): Campanha Salarial Greve



Nesta segunda-feira (22), dia que marca o início da greve por tempo indeterminado dos(as) docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o ADURN-Sindicato realizou o Ato Político-Cultural #UFRNemGreve. A ação aconteceu em parceria com o Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do RN (Sintest/RN) e com o Diretório Central do Estudantes (DCE/UFRN), no horário das 11h às 13h, no estacionamento do Centro de Convivência do Campus Central da UFRN.

Presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, fala sobre a importância do movimento grevista

A mobilização foi oportunizada com o objetivo de evidenciar o movimento grevista, reforçar a luta em defesa da valorização da Educação e informar acerca do cenário atual de negociações com o Governo Federal. O momento teve a presença significativa dos professores e das professoras da instituição, estudantes, representações de movimentos políticos e sindicais. Além disso, a atividade contou com apresentações culturais e oficina de estamparia de camisetas.

Netinho de Adelaide e os Inimigos do 8/1 foi um dos grupos que se apresentou na atividade

O diretor de Assuntos dos Campi do ADURN-Sindicato, Dimitri Taurino, destacou que foi um evento simbólico para reafirmar a luta dos docentes. Ademais, ele pontuou a importância da categoria participar da 33ª Assembleia Geral Extraordinária, na próxima quarta-feira (24), às 14h, no auditório da Reitoria da UFRN: "A participação de vocês é fundamental para ampliar a força desse movimento", afirmou Dimitri.  

Camisetas estampadas por estudantes do DCE durante o ato 

O Ato Político-Cultural #UFRNemGreve fez parte de uma sequência de atividades que o sindicato está realizando ao longo desta semana, acesse aqui o calendário de mobilização. 

Docentes lotam estacionamento do Centro de Convivência da UFRN em ato político-cultural

Mobilizações no dia 22 de abril

Durante esta segunda-feira (22) o comando de greve esteve em diversas atividades de mobilização. Pela manhã, a comissão foi à Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ). Na ocasião, os docentes realizaram o plantio simbólico de uma árvore, para marcar a deflagração da greve.

Docentes da EAJ plantaram uma muda de moringa para marcar o início do movimento grevista

Em seguida, o comando de greve se reuniu com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP/UFRN), para discutir os serviços essenciais da universidade durante o período grevista.

No turno vespertino, o comando se reuniu com os(as) professores(as) do Centro de Educação e do Departamento de Odontologia (CCS/UFRN). Os(as) docentes do Departamento de Microbiologia e Parasitologia (CB) e do curso de História (CCHLA) também se reuniram para discutir a greve.

Veja mais fotos das atividades de mobilização aqui

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]