Docentes da UFRN seguem em greve por tempo indeterminado

Publicado em 24 de abril de 2024 às 19h56min

Tag(s): Campanha Salarial Greve Assembleia



Os professores e professoras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) seguem em greve por tempo indeterminado. A decisão pela continuidade do movimento foi aprovada por ampla maioria em assembleia extraordinária que contou com a participação de mais de 340 docentes. O debate ocorreu na tarde desta quarta-feira (24), presencialmente, no auditório Otto de Brito Guerra, localizado na reitoria da UFRN, e remotamente, através da plataforma Zoom.

Após um longo debate, os(as) docentes também rejeitaram a proposta apresentada pelo Governo Federal na 4ª Reunião da Mesa Específica e Temporária da Área da Educação, que aconteceu no último dia 19. O entendimento da categoria é de que, apesar de apresentar algum avanço, a proposta pode ser melhorada. Para o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, o movimento grevista está cumprido um importante papel, no sentido de pressionar o Governo Federal nas negociações. 

Os professores e professoras ainda aprovaram que o comando de greve docente faça uma nova solicitação à reitoria pela suspensão do calendário acadêmico. Nesta quinta-feira (25), a categoria deve se unir ao alunado em ato promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) para pedir essa suspensão. A manifestação acontecerá às 14h, no pátio da reitoria da UFRN.

Parte dos encaminhamentos sugeridos durante a atividade foram encaminhados ao comando de greve docente, tais como: a ampliação do comando; uma moção de apoio à luta dos argentinos em favor da Educação pública, rumo a uma greve latino-americana; notas em resposta aos posicionamentos e orientações da administração da UFRN; apoio à luta dos bolsistas, pelo aumento das bolsas e pelo direito ao exercício da greve; e uma nota à comunidade acadêmica.

Consulte aqui o documento sobre a proposta do Governo apresentado durante a assembleia

Veja aqui mais fotos da atividade

Calendário de Mobilização

Durante a manhã, o ADURN-Sindicato junto ao comando de greve esteve presente na Assembleia Geral do SINTEST-RN. A vice-presidenta do sindicato e membra do comando de greve, Isaura Brandão, participou da mesa. O debate em questão foi a deliberação acerca da proposta apresentada pelo governo na última reunião da mesa específica de negociação. Além disso, a categoria dos servidores técnico-administrativos também decidiu seguir em greve por tempo indeterminado. 

Ainda no turno matutino, o comando de greve participou da reunião com os discentes do Departamento de Turismo, para discutir sobre o movimento grevista e o andamento das negociações com o governo federal.

O calendário completo de mobilização pode ser acessado aqui.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]