Nota de docentes, técnicos e discentes do curso de Psicologia UFRN-Natal

Publicado em 13 de maio de 2024 às 11h39min

Tag(s): Greve Nota Campanha Salarial



Nós, docentes em greve, discentes e técnicos(as) administrativos(as), do curso de Psicologia da UFRN - Natal, manifestamos nosso apoio ao movimento grevista de abrangência nacional e que se expressa também em nossa universidade. Iniciado com a deflagração da greve dos(as) técnicos(as) administrativos(as), seguido pela paralisação dos bolsistas de UFRN e, a partir do dia 22 de abril, com o início da greve docente, que teve votação de ampla maioria por sua deflagração, o movimento vem chamando a atenção para as atuais condições de trabalho e estudos nas Universidades e Institutos Federais brasileiros.

À luta pela recomposição salarial e reestruturação de carreira de técnicos e docentes se soma a necessidade urgente de recomposição do orçamento das universidades que sofreu deterioração nos últimos anos, precarizando infraestrutura, condições de trabalho e, sobretudo, as condições de permanência e estudo dos(as) discentes. A garantia dessas condições é fundamental para que a Universidade possa, por meio de ensino, pesquisa e
extensão, ser um patrimônio da sociedade brasileira, voltada para essa, exercendo seu
caráter efetivamente Público.

A greve é um instrumento histórico de luta da classe trabalhadora, de caráter coletivo e, como tal, possui legitimidade para as reivindicações atuais, atestada pela ampla adesão nacional e local. Sua efetividade já vem sendo demonstrada nos avanços nas negociações das categorias com o Governo e esperamos que mobilize o Governo Federal para agir na recomposição orçamentária que garanta um ensino superior público e de qualidade.

Docentes, técnicos e discentes do curso de Psicologia da UFRN-Natal

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]