PROIFES-Federação: Nota de repúdio ao ataque do reacionarismo sindical

Publicado em 23 de maio de 2024 às 11h21min

Tag(s): Opinião Proifes-Federação

"A ANDES ultrapassou todos os limites da decência ao enxovalhar a própria Constituição brasileira, que nos incisos XVII e XX do Artigo 5º fala explicitamente sobre a liberdade para criar ou participar de associações, desde que seus fins sejam lícitos e que não tenham caráter paramilitar; que tem respaldo no art. 37, VI e no artigo 240 da Lei 8.112-90, que respeita a decisão dos sindicatos em associar-se ao PROIFES-Federação.

A ANDES, numa ação tresloucada, irresponsável e ilegal, utiliza seu arsenal midiático para promover uma campanha difamatória contra o PROIFES-Federação e, agora, organiza uma ação massiva da sua assessoria jurídica, para impedir a atuação livre desta entidade federativa.

Nesta semana, no dia 21 de maio, em mais uma ação antissindical, a ANDES entrou com nova ação para que a Federação fique impedida de atuar no âmbito de sua legalidade. E mais do que isso, faz circular através do seu Comando Nacional de Greve, para que seja feita uma ação orquestrada e articulada, com todas as suas seções sindicais, na tentativa canhestra de amordaçar a Federação. É uma das peças mais autoritárias e vexatórias, já produzidas por esta entidade, que tem uma visão distorcida do que é democracia.

A Federação e seus sindicatos federados, legitimamente e legalmente estabelecidos, conforme a legislação brasileira, não vão tolerar essa perseguição desmedida dessa entidade e vai tomar todas as providências para que sejam respeitadas as leis vigentes nesse país.

A democracia é um valor universal que precisa e vai ser defendido pelo PROIFES-Federação."

Fonte: PROIFES-Federação