Nota da diretoria do ADURN-Sindicato sobre a assinatura do Termo de Acordo com o Governo

Publicado em 27 de maio de 2024 às 20h41min

Tag(s): Campanha Salarial Greve Nota da Diretoria



O PROIFES-Federação assinou no início da noite desta segunda-feira, 27 de maio de 2024, o Termo de Acordo com o Governo Federal que garante aos docentes do Magistério Superior (MS) e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) reajuste salarial e a reestruturação dessas carreiras nos próximos dois anos (2025 e 2026).

Sobre a assinatura do acordo, a diretoria do ADURN-Sindicato esclarece aos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que o PROIFES-Federação é uma entidade que reúne sindicatos locais de uma mesma categoria: docentes das instituições federais de ensino. Nesse sentido, representa nacionalmente os 11 sindicatos que a ele estão filiados.

A instância de decisão da Federação é chamada de Conselho Deliberativo (CD). Atualmente ele é composto por 34 representantes indicados pelos sindicatos federados de maneira proporcional ao número de filiados das entidades.

Considerando o seu número de filiados, o ADURN-Sindicato possui quatro representantes efetivos no CD e um membro suplente. São eles:  a professora Isaura Brandão, os professores Oswaldo Negrão, Dárlio Inácio, Wellington Duarte e Dimitri Taurino (suplente).

As bases dos 11 Sindicatos Federados foram ouvidas, conforme a organização própria de cada entidade. No ADURN-Sindicato, os(as) docentes foram consultados(as) em duas instâncias: assembleia e plebiscito. Em ambas, a base decidiu pela rejeição do acordo e esta foi a posição encaminhada pelos representantes da entidade no CD.

No entanto, dos 11 sindicatos federados, 7 aceitaram a proposta do Governo e 4 não aceitaram. Com isso, o Conselho Deliberativo da Federação contou com a decisão da maioria das entidades filiadas para a assinatura do acordo.

É importante ressaltar que nas últimas semanas a Federação sofreu duros ataques deslegitimando sua representatividade tanto nas redes sociais, quanto na Justiça. Nesta instância,  todas as ações e mandados de segurança que tentaram impedir a assinatura do acordo foram recusados pelos respectivos tribunais em distintos Estados do país.

Por fim, prezando pelo aspecto democrático que a pautou durante todo o processo  que se deu ao longo dessa campanha salarial, a diretoria do ADURN-Sindicato reafirma o seu compromisso em representar as decisões de sua base, mas respeita a decisão da Federação a qual nossa entidade está filiada.

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]