Diretoria do ADURN-Sindicato toma posse nesta quinta-feira (13)

Publicado em 11 de junho de 2024 às 16h30min

Tag(s): Diretoria Posse



Na próxima quinta-feira, dia 13 de junho, a diretoria do ADURN-Sindicato eleita para o triênio 2024-2027 será empossada em cerimônia que acontecerá, a partir das 18h, através da plataforma Zoom. 

O evento será de forma remota, em virtude de o presidente que será reconduzido ao cargo, Oswaldo Negrão, estar cumprindo na mesma data um compromisso em Brasília/DF, relacionado ao processo dos Precatórios, que após 32 anos chega a sua reta final. Esta é a segunda vez que uma diretoria do ADURN-Sindicato toma posse no formato virtual. A primeira foi em 2021, em virtude da pandemia de Covid-19. 

“Mais de mil docentes sindicalizados aposentados aguardam pelo desfecho dessa ação e estamos muito perto disso. Nesse sentido, eu não poderia deixar de participar da audiência que teremos com o ministro da Advocacia Geral da União, Jorge Messias, para tratar do processo. A posse também não poderia ser adiada, pois o edital da eleição já previa a data”, explicou Negrão.

A diretoria que assume nesta quinta-feira (13) é composta por 11 nomes, dentre os quais três não faziam parte da gestão 2021-2024: a professora da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), Fernanda Fernandes Gurgel, na pasta de  assuntos dos campi do interior; a professora aposentada, Vilma Vitor, na diretoria de assuntos de aposentadoria; e a professora do Departamento de História, Juliana Souza, à frente das promoções sociais, culturais e científicas.

Para a professora Vilma Vitor, fazer parte desta nova diretoria é um desafio, mas também demonstra renovação e inovação: “Em função de eu encarnar vários personagens, quais sejam mulher, negra, de origem pobre, que se transformou numa intelectual em um ambiente de branco, homens e de classe social média para cima. Então, a Universidade vem mudando sistematicamente, no sentido de incorporar essas pessoas com as características nas quais eu me encontro mais ainda.”

Além disso, Vilma afirmou que está como diretora para representar os(as) aposentados(as). “É uma voz aqui ativa que vai cobrir todas essas diferenças e eu espero que possamos fazer um bom trabalho nessa perspectiva nova que o ADURN se enquadra. De uma leitura das transformações sociais que estão acontecendo na sociedade brasileira e no Rio Grande do Norte em particular. Portanto, não foi à toa que essa chapa se chamou Mobilizar e Avançar! Sigamos”. 

A cerimônia acontece em um momento histórico para a categoria docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em meio a uma greve geral por tempo indeterminado, que mobilizou mais de 1.800 docentes na luta por melhores salários e condições de trabalho. “A ampliação dos espaços de debate e de decisão em defesa da UFRN foi algo com o qual me comprometi no meu discurso de posse em 2021, e todo o processo de discussão da greve foi pautado pela democracia que defendi quando assumi a gestão. Nunca antes na história do nosso sindicato tivemos um processo decisório tão participativo quanto o que aconteceu na greve que ainda está em curso”, ressaltou Oswaldo. 

Por se tratar de uma Assembleia Geral Ordinária, que necessita de quórum, todos os docentes sindicalizados que irão participar do evento devem acessar a plataforma Zoom, através do link (https://us06web.zoom.us/j/86573160173)  disponibilizado no edital de convocação publicado no dia 08 de junho, no jornal Tribuna do Norte. Confira a publicação abaixo:

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]