Presidente do ADURN-Sindicato defende diálogo e respeito em cerimônia de posse da diretoria do ADURN-Sindicato

Publicado em 13 de junho de 2024 às 20h27min

Tag(s): Posse



Na noite desta quinta-feira, 13 de junho, a diretoria eleita para o triênio 2024-2027 do ADURN-Sindicato tomou posse, através de solenidade realizada via Zoom. O evento, que valida o processo democrático das eleições realizadas e marca o início de uma nova gestão no sindicato, contou com a participação de docentes, gestores da universidade, dirigentes sindicais e representantes de parlamentares.

A solenidade ocorreu de forma virtual em virtude de o presidente que foi reconduzido ao cargo, Oswaldo Negrão, estar cumprindo compromisso em Brasília/DF, relacionado ao processo dos Precatórios. Para o dirigente, o momento fortalece a luta sindical do ADURN-Sindicato, que ao longo destes quase 45 anos representou a categoria docente com bravura e resistência. 

A diretoria que assumiu o novo quadro de dirigentes da entidade é composta por 11 nomes, dentre os quais três não faziam parte da gestão 2021-2024: a professora da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), Fernanda Fernandes Gurgel, na pasta de  assuntos dos campi do interior; a professora aposentada, Vilma Vitor, na diretoria de assuntos de aposentadoria; e a professora do Departamento de História, Juliana Souza, à frente das promoções sociais, culturais e científicas.

Além de empossar a nova diretoria da entidade, a 17ª Assembleia Geral Ordinária aprovou por ampla maioria o parecer do Conselho Fiscal sobre as contas da entidade, administradas pela gestão 2021-2024. 

Presente à cerimônia, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), José Daniel Diniz, enalteceu o desempenho dos e das dirigentes do ADURN-Sindicato: "Uma gestão participativa, por meio do diálogo permanente e isso nos ajuda a encontrar soluções, e construir coletivamente com o nosso projeto de universidade. Um projeto conjunto!".  Por fim, Daniel pontuou que a luta sindical travada pelo ADURN-Sindicato foi e é um instrumento fundamental para a conquista dos direitos dos professores e professoras. 

Em seu discurso de posse, Oswaldo Negrão destacou: “Nosso compromisso é representar professoras e professores de todas as gerações; aqueles já aposentados que construíram a universidade e o sindicato que temos hoje! Representar também professores que estão na ativa, e para isso precisamos lutar para a ampliação da nossa representação e por melhores condições de trabalho e de recursos para as ações de ensino, de pesquisa e de extensão”. 

Oswaldo concluiu seu discurso ressaltando a importância de se ter "sabedoria e a perspicácia de buscar o diálogo e o entendimento mesmo em momentos de crise e tensionamentos. Que o respeito e a dignidade prevaleçam mesmo não havendo concordância e ideias que se oponham", disse o presidente do ADURN-Sindicato.

Também acompanharam a solenidade: o vice-reitor da UFRN, Henio Ferreira de Miranda; o vice-diretor da Faculdade de Engenharias, Letras e Ciências Sociais do Seridó, Marcio Sales Santiago; o presidente da ADAFA, Carlos Alberto Ribeiro Barbosa; o presidente da APUFSC Sindical, José Fletes; e Cidileide Bernardo da Silva, representando o mandato da deputada estadual, Divaneide Basílio.

O discurso do presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, pode ser visualizado na íntegra no vídeo disponível abaixo:

Veja abaixo a diretoria do ADURN-Sindicato gestão 2024-2027:

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]