Programação científica começa nesta segunda-feira com debates sobre meio ambiente e CT&I

Publicado em 08 de julho de 2024 às 10h36min

Tag(s): Ciência e Tecnologia Meio Ambiente SBPC



A programação científica da 76ª Reunião Anual da SBPC começa nesta segunda-feira, 8 de julho, com todo o gás. Serão 39 atividades ao longo dia, entre sessões presenciais, realizadas no campus Guamá da Universidade Federal da Universidade Federal do Pará (UFPA), e virtuais (transmitidas pelos canais da SBPC, da UFPA e das demais entidades realizadoras). Parte das sessões realizadas presencialmente na UFPA também terão transmissão ao vivo.

O dia começa com a abertura da ExpoT&C, às 8h, com presença de autoridades. Logo após a cerimônia, às 10h, Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, irá apresentar uma conferência que será realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN). A atividade será apresentada por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC.

Outro destaque da manhã será a conferência “Desafios e oportunidades de TIC na Amazônia: da inclusão digital à bioeconomia”, proferida por Eduardo Coelho Cerqueira, da UFPA, no auditório Setorial Básico 2, às 10h. A atividade será apresentada por José Luiz de Souza Pio, professor vinculado ao Instituto de Computação (ICOMP) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Francisco de Assis Costa, professor titular da UFPA, por sua vez, fará a conferência “A economia política da Amazônia e os desafios do desenvolvimento: uma análise crítica dos paradigmas de sustentabilidade”, também às 10h, no auditório do Prédio das Pós-Graduações do Instituto de Tecnologia (PPGITEC). A atividade será apresentada por Nírvia Ravena, da mesma universidade.

“Terra indígena versus Marco Temporal segundo a ótica Guarani” será tema da conferência de Almires Martins Machado – Guarani, também da UFPA. A atividade que será no auditório Arlindo Pinto do Instituto de Ciência Biológicas, às 10h, e será apresentada por André de Avila Ramos, professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O “Estado atual da malária na região amazônica” será tema da conferência de Giselle Rachid Viana, pesquisadora titular em Saúde Pública do Instituto Evandro Chagas (IEC/SVS/MS) e responsável pelo Laboratório de Pesquisas Básicas em Malária (LPBM), às 10, no Auditório K1 do Bloco K. A atividade será apresentada por Jose Mauro Peralta, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Já na parte da tarde, Fernanda Antônia da Fonseca Sobral, diretora da SBPC, irá coordenar a mesa-redonda “Ciência, democracia e crises contemporâneas na dinâmica global”, às 13h, que será realizada no auditório Setorial Básico 1. A atividade contará com a participação de Edna Maria Ramos de Castro, professora emérita da UFPA, Jacob Carlos Lima, professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Adelia Maria Miglievich Ribeiro, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e Paula Mirana Sousa Ramos, da Ufam.

Outro destaque do dia é a mesa-redonda que debaterá a pesquisa “Percepção pública da C&T no Brasil”, também às 13h, no auditório Setorial Básico 2. Coordenada por Adriana Badaró de Carvalho, do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), a atividade contará com a participação de Yurij Castelfranchi, professor adjunto III do Departamento de Sociologia e Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia, sediado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Vanessa Oliveira Fagundes, assessora de comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e coordenadora do programa de comunicação da ciência dessa instituição,  e Ildeu de Castro Moreira, presidente de honra da SBPC e professor da UFRJ.

Às 16h, Marilene Corrêa da Silva Freitas, professora titular do Departamento de Ciências Sociais da Ufam e diretor da SBPC, irá coordenar a mesa-redonda “Segurança pública, o que fazer?”, no auditório do Prédio das Pós-Graduações do Instituto de Tecnologia. A atividade irá contar com a participação de Fabio Magalhães Candotti, professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Ufam, Alzira Nogueira, presidente da Cufa Amapá, e o jornalista Lúcio Flávio Pinto, do Jornal Pessoal.

Transmissão

Algumas atividades da 76ª Reunião Anual da SBPC, realizadas em cinco auditórios da Universidade Federal do Pará (UFPA), serão transmitidas ao vivo pelo YouTube. As que ocorrerão nos auditórios Setorial Básico 1 e 2 terão transmissão pelo canal da SBPC. Enquanto as discussões realizadas no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), no auditório Arlindo Pinto do Instituto de Ciências Biológicas e o do Prédio das Pós-Graduações do Instituto de Tecnologia terão transmissão pelo canal da UFPA.

Apoiadores

A 76ª Reunião Anual é uma realização da UFPA e da SBPC, que tem como sócios institucionais a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM). Os patrocinadores são a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), a Finep, Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Esta edição tem como parceiros institucionais a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Conta, também, com o apoio da Prefeitura de Belém, da Semec, da Secretaria de Estado de Cultura-SECULT-PA, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério de Desenvolvimento Social.

Confira a programação completa no site do evento:  https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/

 

Fonte: SBPC 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]