PROIFES participa de programação científica da 76º SBPC com debates sobre meio ambiente e ciência e tecnologia

Publicado em 08 de julho de 2024 às 16h19min

Tag(s): Ciência e Tecnologia Proifes-Federação SBPC



 

Teve início nesta segunda-feira (8) a programação científica da 76ª Reunião Anual da SBPC, ao todo, serão 39 atividades ao longo dia, entre sessões presenciais, realizadas no campus Guamá da Universidade Federal da Universidade Federal do Pará (UFPA), e virtuais (transmitidas pelos canais da SBPC, da UFPA e das demais entidades realizadoras). Parte das sessões realizadas presencialmente na UFPA também terão transmissão ao vivo.

Durante toda a semana, o PROIFES Federação participará das atividades da SBPC, representado pelo diretor de ciência e tecnologia, Ênio Pontes, pelo vice-presidente, Flávio Silva, pelo diretor de comunicação, Jailson Alves, pelo segundo tesoureiro Walber Abreu e pelos integrante do GT de Ciência e Tecnologia, Bárbara Coelho e Reinaldo Oliveira.

“A participação do PROIFES na 76ª Reunião Anual da SBPC em Belém do Pará é de extrema relevância para a promoção e fortalecimento da ciência e tecnologia no Brasil. Como Diretor de Ciência e Tecnologia do PROIFES, e também coordenador do GT C&T, tenho a honra de representar uma instituição comprometida com o avanço do conhecimento e com a defesa da educação de qualidade”, afirmou Ênio Pontes

Durante o evento, a Federação poderá contribuir com debates e iniciativas que visam a construção de um futuro sustentável e inclusivo, alinhado com os desafios e oportunidades do cenário científico atual. A presença do PROIFES reforça o compromisso da entidade em promover o diálogo entre a academia, o governo e a sociedade, buscando soluções inovadoras e impactantes para os desafios que enfrentamos.

“Acredito que a participação ativa do PROIFES na SBPC reforça nosso papel como agentes transformadores e defensores da ciência e tecnologia no país, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, sustentável e inovadora. Estamos comprometidos em seguir em frente, fortalecendo parcerias e colaborações que impulsionam o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil”, declarou Ênio.

Programação

No período da manhã aconteceu a abertura da ExpoT&C, com a presença de autoridades, em seguida, Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, apresentou uma conferência no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN). 

Outro destaque da manhã foi a conferência “Desafios e oportunidades de TIC na Amazônia: da inclusão digital à bioeconomia”, proferida por Eduardo Coelho Cerqueira, da UFPA, no auditório Setorial Básico 2. A atividade foi apresentada por José Luiz de Souza Pio, professor vinculado ao Instituto de Computação (ICOMP) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Durante a tarde, Fernanda Antônia da Fonseca Sobral, diretora da SBPC, coordena a mesa-redonda “Ciência, democracia e crises contemporâneas na dinâmica global”, que acontece no auditório Setorial Básico 1. A atividade conta com a participação de Edna Maria Ramos de Castro, professora emérita da UFPA, Jacob Carlos Lima, professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Adelia Maria Miglievich Ribeiro, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e Paula Mirana Sousa Ramos, da Ufam.

Outro destaque do dia é a mesa-redonda que debate a pesquisa “Percepção pública da C&T no Brasil” no auditório Setorial Básico 2. Coordenada por Adriana Badaró de Carvalho, do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), a atividade conta com a participação de Yurij Castelfranchi, professor adjunto III do Departamento de Sociologia e Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia, sediado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Vanessa Oliveira Fagundes, assessora de comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e coordenadora do programa de comunicação da ciência dessa instituição,  e Ildeu de Castro Moreira, presidente de honra da SBPC e professor da UFRJ.

Algumas atividades da 76ª Reunião Anual da SBPC, realizadas em cinco auditórios da Universidade Federal do Pará (UFPA), serão transmitidas ao vivo pelo YouTube. As que ocorrerão nos auditórios Setorial Básico 1 e 2 terão transmissão pelo canal da SBPC. Enquanto as discussões realizadas no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), no auditório Arlindo Pinto do Instituto de Ciências Biológicas e o do Prédio das Pós-Graduações do Instituto de Tecnologia terão transmissão pelo canal da UFPA.

Confira a programação completa no site do evento:  https://ra.sbpcnet.org.br/76RA/

Fonte: PROIFES-Federação

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]