LAPPS oferece bolsas de iniciação científica e pós-doutorado

Publicado em 24 de julho de 2024 às 11h27min

Tag(s): Bolsas Pós-Graduação UFRN



O Laboratório de Arquiteturas Paralelas para Processamento de Sinais (LAPPS/UFRN), vinculado ao Instituto Metrópole Digital (IMD), está com processo seletivo aberto para bolsistas de graduação, doutorado e pós-doutorado. As oportunidades irão compor o projeto acadêmico Deconvolução não-estacionária e imageamento para sísmica de alta resolução, iniciativa em desenvolvimento com a empresa Equinor Brasil. 

Serão seis vagas de iniciação científica para candidatos que estejam cursando Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica, a partir do 5° semestre, e quatro vagas de pós-doutorado nas áreas de Processamento de Alto Desempenho (PAD), Física/Geofísica e Processamento Sísmico, para candidatos com graduação, mestrado e doutorado em Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Física ou Geofísica.

As inscrições, que são gratuitas, acontecem do dia 19 de julho a 4 de agosto. A admissão deverá ser realizada por meio do formulário eletrônico PSS 001/2024, para iniciação científica, e o documento PSS 002/2024, para pós-doutorado. É obrigatório o envio de declaração de matrícula atualizada, histórico acadêmico, diploma, currículo Vitae e currículo Lattes. 

Os selecionados para as vagas de graduação precisam ter disponibilidade para 20 horas semanais, executadas de forma presencial. A remuneração é de R$ 2.400. Já para os selecionados para ocupar as vagas de pós-doutorado, serão 40 horas semanais, executadas de forma presencial. A remuneração, para todas as áreas, é de R$12.500.

O processo seletivo será realizado em três etapas: homologação das inscrições, análise curricular e entrevista. O resultado final está previsto para ser divulgado por meio da página do  Instituto Metrópole Digital (IMD), no dia 23 de agosto. 

Para mais informações, confira os editais nº 001/2024 e nº 002/2024.

Sobre o projeto

No projeto Deconvolução não-estacionária e imageamento para sísmica de alta resolução, será desenvolvido um software de código aberto, de uso comercial, acadêmico e pessoal, para melhorar a resolução de imagens detectadas por sensores localizados no fundo do mar, na região do pré-sal. A ação visa enfrentar desafios como atenuação de sinal, ruídos e outros problemas relacionados aos experimentos sísmicos. Os professores Samuel Xavier e Tiago Barros, do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA), são, respectivamente, coordenador e vice-coordenador do projeto.

 

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]