Professores da UFRN são finalistas no Prêmio Jabuti Acadêmico 2024

Publicado em 24 de julho de 2024 às 15h00min

Tag(s): livro Premiação Psicologia UFRN



Os(as) professores(as) Arrilton Araujo (Pós-Graduação em Psicobiologia), Fívia de Araújo Lopes (Pós-Graduação em Psicobiologia), Jader Ferreira Leite (Pós-Graduação em Psicologia), John Fontenele Araujo (Pós-Graduação em Psicobiologia), Jorge Tarcísio da Rocha Falcão (Pós-Graduação em Psicologia) e Oswaldo Hajime Yamamotto (Professor Emérito da UFRN) são finalistas no Prêmio Jabuti Acadêmico 2024, com o livro “Pós-graduação em Psicologia no Brasil: percurso, panorama atual e desafios”. 

A obra, que está entre as cinco finalistas no eixo de Ciência e Cultura, na categoria Psicologia e Psicanálise, traz em seu conteúdo uma análise crítica e reflexiva acerca do estado atual da pós-graduação em psicologia no Brasil, levando em consideração seu desenvolvimento histórico e suas perspectivas de evolução. A sua escrita perpassa pelo passado, presente e futuro da área, além de apresentar propostas para as problemáticas existentes. 

Os autores deste livro são docentes ou ex-docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além de mais 60 pesquisadores(as) da área de Psicologia. A obra também é organizada pela coordenação da área de psicologia, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Para o professor John Fontenele, do Departamento de Fisiologia, a presença desses(as) docentes revela a “importância de dois programas de pós-graduação da área na UFRN: o programa de Psicologia e o programa de Psicobiologia”. Para Fontenele, isso “reflete a qualificação dos professores e a qualidade dos nossos programas de pós-graduação.”

Sobre o Prêmio Jabuti 
O Prêmio Jabuti, que está em sua 66ª edição em 2024, foi instituído em 1958 e tem destaque por ser a maior distinção literária no Brasil. É uma celebração anual que reconhece e homenageia notáveis contribuições de autores, capistas, ilustradores, designers gráficos, tradutores, livreiros, editoras e realizadores de projetos que estimulam e mantêm o hábito da leitura.

O Prêmio Jabuti Acadêmico, por sua vez, é uma premiação que visa reconhecer e enaltecer o valor das produções acadêmicas, científicas e profissionais que moldam e impulsionam o avanço do conhecimento no Brasil. Com sua primeira edição para este ano, o Jabuti Acadêmico contribui para a notoriedade da produção acadêmica brasileira em outros países, bem como estimula o engajamento e troca de ideias em um cenário global. 

A diferença entre as premiações é: enquanto o Prêmio Jabuti engloba uma variedade de categorias literárias, o Jabuti Acadêmico concentra-se em obras acadêmicas, científicas e profissionais, com dois eixos principais: Ciência e Cultura.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]