Escola Multicampi completa uma década de ensino

Publicado em 26 de julho de 2024 às 10h57min

Tag(s): UFRN



Helyson Diniz realiza cerca de 20 atendimentos por dia na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Walfredo Gurgel, em Caicó. O médico de família e comunidade também supervisiona os estudantes da graduação e da residência que atuam no local, além de ser professor da UFRN. A atuação profissional multifacetada de Helyson é possível graças à sua experiência na Escola Multicampi de Ciências Médicas que completa 10 anos em 2024.

Natural da Paraíba, Helyson iniciou sua graduação em medicina em 2016. Logo após se formar, em 2022, o médico começou uma residência em Medicina de Família e Comunidade, integrada ao Programa de Pós Graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina (PPg-ETIM), também pela Escola Multicampi.  “Conheci professores incríveis que sempre me apoiaram”, declara o profissional.

Helyson é um dos 175 médicos graduados pela Escola Multicampi ao longo da década. Foram quatro turmas formadas, com uma quinta concluindo o curso em agosto. Atualmente, são 416 alunos ativos, sendo 216 da graduação, 147 da residência e especialização e 53 do mestrado. Além disso, a unidade conta com 120 servidores, entre docentes e técnicos-administrativos.

Segundo George Dantas, diretor da Escola Multicampi desde a sua fundação, o campus é uma referência na saúde não só de Caicó, mas de todo o interior do estado. “Um impacto significativo que pode ser sentido não só na área da educação com essa formação de profissionais, mas também no serviço de saúde”, afirma. Em 2023, o curso de graduação em Medicina foi reconhecido com o conceito máximo pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Antes da implantação da unidade, de acordo com George, os municípios do Seridó sofriam com a falta de médicos da atenção primária. Ao longo da década, a Escola Multicampi foi uma das agentes por trás do crescimento no número desses profissionais, pela quantidade de médicos formados pelo campus. Devido ao programa de residência da EMCM, cirurgias como a videolaparoscopia e a bariátrica chegaram em Currais Novos. Também graças à residência multiprofissional, cresceu a quantidade de profissionais da saúde especialistas em atenção básica e saúde materna e infantil.

Assim como a graduação, o PPg-ETIM foca em formar profissionais que atuam na atenção primária em áreas de difícil acesso. “Isso foi muito importante para aprender a lidar com as demandas de saúde da população em áreas de alta vulnerabilidade social e também em situações de zona rural”, afirma Helyson.

A Escola Multicampi também reforça a importância da responsabilidade social, formando médicos que se comprometem com a saúde de maneira consciente. “Esse contexto em que estive inserido durante minha formação fez com que eu pudesse me sentir mais seguro em atuar em equipe e com a comunidade”, relata o médico.

Helyson agora é professor substituto na Escola Multicampi. O médico sempre sonhou com a docência, um anseio que foi ampliado pela experiência com as metodologias da unidade. Segundo Helyson, o currículo do campus  conta com estratégias de ensino que são destaque nacionalmente, unindo a ciência ao combate a injustiças sociais.

No dia 26 de julho, George se juntará a José Daniel Diniz Melo, reitor da UFRN, para uma cerimônia de comemoração. O encontro será às 15h na sede da Escola Multicampi e contará com a entrega de uma usina fotovoltaica, uma apresentação cultural e a inauguração de uma placa comemorativa.

“A Escola Multicampi é um projeto muito exitoso da UFRN”, declara George. Segundo o diretor, o plano é expandir ainda mais a residência e as vagas da graduação da EMCM, reforçando um campus já essencial para a comunidade do interior do Rio Grande do Norte.

 

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]