Docentes da UFRN atuam em comitês de assessoramento do CNPq

Publicado em 29 de julho de 2024 às 15h59min

Tag(s): CNPq



A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conta sete docentes participando como membros de comitês de assessoramento da Diretoria Científica (DCTI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A atuação é voltada para analisar, julgar, selecionar e acompanhar os pedidos de projetos de pesquisa e de formação de recursos humanos, cada uma em suas áreas de atuação e conhecimento. 

Os membros dos comitês são escolhidos periodicamente pelo Conselho Deliberativo (CD) do CNPq, com base em consulta feita à comunidade científico-tecnológica nacional. Em todo o país, são mais de 300 pesquisadores, entre titulares e suplentes. Esses pesquisadores, individualmente ou em grupos, têm atribuições específicas e atuam de acordo com suas especialidades. 

Com a representação dos docentes da UFRN nos comitês, a pró-reitora adjunta de Pesquisa da instituição, Olívia Morais de Medeiros Neta, destaca o reconhecimento dos pesquisadores e da pesquisa realizada em diversas áreas na Universidade. “Junto a representantes de outras instituições, eles têm o papel de assessorar o CNPq na formulação de políticas, na avaliação de projetos e programas relativos às suas áreas de competência, bem como na análise das solicitações de bolsas e auxílios”, destaca. 

Um dos comitês com docentes representantes da UFRN é o de assessoramento em Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia (CS). A professora do Departamento de Antropologia da UFRN, Julie Antoinette Cavignac, atua na subárea de Teoria Antropológica, como membro titular, com mandato iniciado agora em julho e término em junho de 2027. Julie é professora titular e vice-chefe do Departamento e membro do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFRN. 

Já no comitê de Engenharia Mecânica, Naval e Oceânica e Aeroespacial (EM), quem representa a UFRN é o professor do Departamento de Engenharia de Materiais, Rubens Maribondo do Nascimento. Ele está na suplência da subárea Processos de Fabricação, com mandato também até junho de 2027. Rubens é professor titular e atua como pró-reitor de Pós-Graduação da UFRN (PPg). 

Outro comitê do Conselho que conta com a colaboração de um professor da UFRN é o de Física e Astronomia (FA). O docente Madras Viswanathan Gandhi Mohan ocupa a suplência da subárea Física Estatística, e deve encerrar o mandato em junho de 2026. Ele é professor titular Livre do Departamento de Física Teórica e Experimental da UFRN desde 2010. 

A subárea de Geotectônica do Comitê de Geociências (GC) do CNPq também recebe contribuições do professor Francisco Hilário Rego Bezerra, do Departamento de Geologia da UFRN. Ele atua como suplente, com mandato até junho do próximo ano. O docente é professor titular, com estudos realizados em geociências, com ênfase em deformação de rochas. 

A professora do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp/UFRN), Thaís Vasconcelos Batista, foi eleita como membro titular para o comitê de assessoramento de Ciência da Computação, na subárea de Engenharia de Software. O mandato dela se iniciou em julho deste ano e vai até junho de 2027. Thaís é coordenadora do Núcleo Integrador de Pesquisa e Inovação em Engenharia de Software do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). 

Genética Molecular e Microrganismos é a subárea do comitê de Genética que a professora do Departamento de Biologia Celular e Genética da UFRN, Lucymara Fassarella Agnez Lima atua como suplente no CNPq. O mandato se encerra em junho de 2026. A docente tem experiência na área de Genética, atuando em temas como reparo de DNA, mutagênese e genética de microrganismos, entre outros. 

No comitê de Psicologia e Serviço Social (PS), quem está colaborando como membro efetivo na subárea Psicobiologia é o professor John Fontenele Araujo. Vinculado ao Departamento de Fisiologia e Comportamento da UFRN, John atua como professor titular do programa de Pós-Graduação em Psicobiologia. O mandato do docente no comitê se encerra em 2025.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]