ADURN-Sindicato debate formação de políticas para CT&I em conferência

Publicado em 30 de julho de 2024 às 15h56min

Tag(s): Ciência e Tecnologia Conferência PROIFES



Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido, centenas de cientistas estão reunidos(as) em Brasília/DF na  5ª Conferência Nacional de  Ciência, Tecnologia & Inovação (5ª CNCTI). O diretor do ADURN-Sindicato, Darlio Teixeira, está presente no evento que teve início nesta terça-feira (30) e é um importante espaço de diálogo entre diferentes atores da sociedade para refletir sobre o papel da CTI no país e seu rumo nos próximos anos. 

O dirigente compõe a delegação do PROIFES-Federação que conta ainda com o diretor de Ciência e Tecnologia, Ênio Pontes; o diretor de comunicação, Jailson Santos; e os integrantes do Grupo de Trabalho (GT) de Ciência e Tecnologia da Federação: Bárbara Coelho, Adnilra Sandeski, Ana Marochi, Reinaldo Donizete, Geovana Reis e Romualdo Filho.

Diretor do ADURN-Sindicato, Darlio Teixeira, acompanha debates da 5ª CNCTI | Foto: PROIFES-Federação

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o secretário-geral da CNCTI, Sérgio Rezende, abriram o evento que pretende debater a formação de políticas para os próximos 10 anos. 

No seu discurso de abertura, o presidente Lula destacou o papel da ciência para o desenvolvimento do país. “O Brasil precisa aprender a voar sozinho”, afirmou o chefe de Estado ao se referir à proposta do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), feita pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e entregue a ele. O plano apresenta cinco eixos que vão direcionar a política da área.

A ministra Luciana Santos ressaltou: “hoje aqui estamos vivendo um marco importante para a ciência brasileira que é o coroamento da retomada do diálogo e da participação dos cientistas e popular”.

Já o secretário-geral da 5ª CNCTI, Sérgio Rezende, pontuou a importância da CT&I para o desenvolvimento do país e afirmou que o Brasil precisa de mais orçamento para a área, sugerindo a criação de novos fundos.

Após a abertura da conferência, os participantes se dividiram por eixos temáticos. O diretor de Ciência e Tecnologia do PROIFES-Federação, Enio Pontes, coordena na tarde de hoje a mesa “Transição Energética: as Energias Renováveis e as Vantagens Brasileiras”. Veja a programação completa aqui.

A  5ª Conferência Nacional de CTI segue até a próxima quinta-feira (1).

*Com informações do Ministério da Ciência e Tecnologia

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]