A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 06 de agosto de 2024 às 10h28min
O mês de agosto iniciou com um lançamento importante para o ano de eleições municipais. Nesta quinta-feira, 1º de agosto, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) lançou a Cartilha “Eleições Municipais 2024: Orientação a eleitores e a candidatos e candidatas".
Segundo explica o Diap, a publicação faz parte do acervo do órgão relativo à série Educação Política e tem o “propósito de resgatar o sentido da participação cívica no processo eleitoral”.
O material é dividido em dois blocos. O primeiro, destinado ao eleitor, reúne dicas que podem contribuir para o voto consciente e o combate à corrupção eleitoral. Nessa parte, a publicação ainda reúne informações sobre a necessidade de uma educação política e da leitura crítica da mídia e das redes sociais.
A segunda parte, dedicada para candidatos e candidatas a prefeitos e vereadores, traz uma visão global e estratégica das etapas da campanha, com informações sobre aspectos como financiamento, prestação de contas, planejamento, propaganda, marketing, e dados sobre a legislação referente ao pleito eleitoral e ao exercício das funções públicas. ‘Motivações para o ingresso na vida pública via eleitoral’ e os ‘atributos da candidata ou do candidato para uma campanha vitoriosa’ são alguns dos tópicos trabalhados no bloco.
Desde 2008, o Diap tem editado a cartilha para orientar os eleitores, candidatos e candidatas às eleições gerais. A partir de 2016, a organização passou também a se dedicar a publicar e editar orientações para as eleições municipais, sendo esta a terceira edição com esse recorte.
“Tem por objetivo instruir ação de cidadania, incentivando a participação política, o exercício da cidadania, a valorização do voto consciente, da transparência, da ética, das práticas republicanas e do próprio processo democrático”, destaca o material.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) é umas das organizações co-editoras do material. Segundo o secretário de Assuntos Municipais da CNTE, Cleiton Gomes da Silva, as eleições de 2024 serão um momento de suma importância para que a categoria dos educadores públicos consigam eleger candidatos comprometidos com as pautas da educação.
"Precisamos que todos os trabalhadores em educação de cada município cobrem dos pré-candidatos plataformas que reconheçam e valorizem os profissionais educadores. É de suma importância ter a garantia de que o prefeito vá pagar o Piso Nacional da Educação que, consequentemente, vai valorizar as nossas carreiras. Temos que discutir e construir tudo o que é necessário para ter um bom trabalho e o reconhecimento para trabalhadores em educação", enfatiza o dirigente.
"Junto a isso, precisamos ter gente nas Câmaras Municipais que garantam a nossa representação. Entendo que é inadmissível, em um país com mais de 5 mil municípios, não termos vereadores que sejam, de fato, ligados à causa da educação. Sem desprezar nenhum outro setor da sociedade dos trabalhadores, mas é importante ter quem é da educação debatendo os assuntos da educação. Essa é a ideia que tem sido trabalhada junto às nossas afiliadas da CNTE, para construirmos nas eleições de outubro uma bancada de vereadores da classe trabalhadora da educação," completa.
Fonte: CNTE