Professor do NEI-CAP/UFRN recebe menção honrosa no 25º Prêmio Arte na Escola Cidadã

Publicado em 13 de agosto de 2024 às 10h17min

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O professor Rivaldo Bevenuto de Oliveira Neto, docente do Núcleo de Educação da Infância (NEI-CAP/UFRN), foi finalista do 25º Prêmio Arte na Escola Cidadã, que realizou cerimônia de premiação na última quinta-feira, 08 de agosto, que na ocasião recebeu a Menção Honrosa pelo desenvolvimento do projeto “Corpo, Arte Contemporânea e Multissensorialidade". 

Sobre o prêmio 
O Prêmio Arte na Escola Cidadã (PAEC) é realizado desde o ano 2000 pelo Instituto Arte na Escola (IAE), com o objetivo de reconhecer, revelar e dar visibilidade a projetos desenvolvidos por professores de Artes em exercício, bem como reconhecer e divulgar projetos exemplares nesta área de conhecimento. É o maior prêmio de arte-educação do Brasil.

O Prêmio Arte na Escola Cidadã mapeia, reconhece e valoriza projetos em Artes desenvolvidos em todo o país. O Prêmio tem a missão de incentivar esses professores, dando visibilidade para projetos que guardam em si a potência de transformar alunos, cidadãos, comunidades.
Participaram da seleção do Prêmio, em 2024, milhares de professores que desenvolveram projetos envolvendo uma ou mais linguagens artísticas (música, teatro, artes visuais, dança) nos anos 2022 ou 2023, em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, de todo o território nacional.

Sobre o projeto 
O projeto “CORPO, ARTE CONTEMPORÂNEA E MULTISSENSORIALIDADE” foi desenvolvido no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, articulando as ações de ensino, pesquisa e extensão, sob a mediação do Prof. Ms. Rivaldo Bevenuto de Oliveira Neto. Considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados pela UFRN, o projeto tinha em vista os seguintes objetivos: Educação de qualidade (ODS 4); Redução das desigualdades (ODS 10); Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17). O projeto não se limitou às crianças do NEI, mas também envolveu a comunidade interna e externa.

Participaram das ações do projeto três grupos que se constituíram como interlocutores:

1) Crianças do Ensino Fundamental - Anos Iniciais (1º ao 5º ano), sendo estudantes com e sem deficiência matriculados no NEI-CAp, que experienciaram oficinas multissensoriais pelo agenciamento do corpo e sua relação com a arte;

2) Estudantes da graduação em Teatro do Departamento de Arte (DEART/UFRN), matriculados no estágio supervisionado que realizaram estudos, observação e intervenção nas turmas, sob supervisão do professor;

3) Professores de Arte da rede pública de ensino do município de Parnamirim/RN, que participaram do projeto via curso de extensão, tendo acesso ao NEI-CAp como um local privilegiado de formação docente. Como desdobramentos da formação, os cursistas também desenvolveram oficinas em suas escolas em Parnamirim.

O projeto articula as dimensões de ensino, pesquisa e extensão. Destaca-se, primeiramente, pelo caráter de inovação pedagógica, em que as crianças, com e sem deficiência, estabelecem relação com as linguagens artísticas (artes visuais, teatro, dança e música), a partir de instalações e objetos relacionais multissensoriais como mediadores de acessibilidade estética, considerando a corporeidade dos sujeitos. Segundo, pelo potencial das ações na formação de professores – inicial (estagiários) e continuada (rede pública de ensino), com ênfase na educação inclusiva.

Além de de levar o estado do Rio Grande do Norte a ocupar lugar entre os finalistas do Prêmio Arte na Escola, o professor potiguar teve o mérito público de seu projeto reconhecido com Menção Honrosa na categoria Ensino Fundamental I.

ADURN Sindicato
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