Docente da UFRN integra projeto que estimula formação de mulheres cientistas

Publicado em 19 de agosto de 2024 às 10h22min

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A professora do curso de licenciatura em ciências biológicas a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Departamento de Microbiologia e Parasitologia (DMP/UFRN), Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, integra a equipe do projeto de extensão Menina Ciência-Ciência Menina (MCCM). A proposta da ação é mostrar o papel da mulher cientista em diferentes áreas de atuação, ampliando os horizontes de meninas cursando os anos finais do Ensino Fundamental e humanizando a figura de uma cientista.

O MCCM é desenvolvido pelo Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (UFABC) e coordenado por Maria Inês Ribas Rodrigues, professora e pesquisadora da universidade paulista. 

“Isso tem a ver com a necessidade de ampliação da participação feminina nas ciências, de uma maneira geral, em especial, nas áreas das ciências exatas e das ciências naturais, porque as mulheres têm baixa participação”, enfatiza Magnólia Araújo. Segundo ela, ao longo do tempo, as mulheres foram incentivadas a se desinteressar em participar das ciências. Diante disso, reforça Magnólia, as professoras e os professores de ciências devem incentivar as meninas a se interessar por essa área também.

Ao longo do projeto, as meninas assistem a palestras ministradas por mulheres cientistas de diversas áreas como astronomia, física, matemática, oceanografia, geofísica, computação e paleontologia. As inscrições para o projeto estão abertas, possibilitando que meninas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, professores da Educação Básica e estudantes de licenciatura das áreas de ciências naturais e exatas se inscrevam até o dia 25 de agosto. O curso é gratuito e ocorrerá em formato remoto, no período de 14 de setembro a 5 de outubro deste ano. 

Dois links foram disponibilizados para as inscrições, um exclusivo para as meninas e um outro para professores e graduandos. Outros detalhes podem ser consultados na página do Projeto.  

 

Fonte: UFRN

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