A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 27 de agosto de 2024 às 16h34min
Reflexões sobre o trabalho, vida pessoal, social e familiar foram os temas abordados na oficina “Jogo do Trabalho e Estilo de Vida”, realizada na tarde da última segunda-feira, 26 de agosto, na sede do ADURN-Sindicato. O momento foi oportunizado pelas facilitadoras Luciani Soares Silva Macêdo, psicóloga e coordenadora do Programa Vida com Maturidade da UFRN, e Anuska Irene de Alencar, psicóloga do Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA).
O momento se enquadra como uma atividade psicoeducativa, que tinha por objetivo proporcionar a discussão acerca das variadas dimensões da vida. Para a coordenadora do programa Vida com Maturidade, Luciani Macêdo, o intuito da oficina também foi “trazer uma reflexão crítica e o autoconhecimento para que as pessoas possam se perceber, notar como elas estão cuidando dessas áreas e como elas podem aperfeiçoar o estilo de vida delas”.
A oficina se deu através da aplicação de um jogo de tabuleiro em que os(as) participantes jogavam um dado sobre a mesa e em seguida retiravam uma carta sobre um dos quatro temas, sendo eles vida pessoal, social, familiar e/ou profissional. Na sua rodada, o(a) participante tinha a oportunidade de ler o que estava escrito na carta, refletir e falar seu posicionamento sobre o assunto e também expressar suas emoções acerca da temática.
Para a participante Cleonice Andréa, que é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) há 26 anos, atuando na Escola de Saúde, a atividade proporcionou uma “experiência maravilhosa, com momentos de autoconhecimento e também possibilidades para repensar o contexto de vida, do trabalho e de outras áreas da nossa história”. Já para Edilma de Oliveira, docente na instituição há 22 anos, com atuação no Departamento de Enfermagem, a oficina foi “uma troca de reflexão compartilhada, coletiva, com pessoas de diferentes realidades”.
Sobre o Programa
O Programa Vida com Maturidade existe na UFRN há mais de 20 anos, com o objetivo de ser um espaço de reflexão, expressão e conscientização dos vários aspectos que envolvem a aposentadoria e o envelhecimento, com o intuito de contribuir para a qualidade de vida do servidor e da servidora.
A iniciativa é vinculada à Divisão de Atenção Psicossocial ao Servidor (Diaps) da Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DQVT), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRN (PROGESP).
Ligadas ao programa, estão variadas ações, tais como o curso Recriando com Maturidade, Jogo do Trabalho e Estilo de Vida, Projeto Saúde e Envelhecimento, Encontro Vida com Maturidade, Roda de conversa Etarismo; desconstruindo esse velho preconceito e a Ação Saúde e Envelhecimento. Além disso, o programa também realiza diversas palestras e debates.
Para os setores interessados, o programa oferece oficinas que podem ser solicitadas através do envio de e-mail para [email protected]. A solicitação será atendida a depender da disponibilidade das profissionais, pois já há atividades propostas mensalmente. Já para solicitar o atendimento de orientação ao planejamento da aposentadoria, os interessados devem enviar mensagem pelo WhatsApp para o número comercial 84 9106-8175.