A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 30 de agosto de 2024 às 16h06min
Nos dias 23 a 25 de outubro, serão celebrados os 15 anos do Congresso Internacional de Literaturas e Culturas Africanas (Griots). Organizado pelas professoras Tânia Lima, do Departamento de Letras (DLET), e Izabel Nascimento, do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas (DLLEM), terá como tema Amor e afetos em tempos de desigualdades, guerras, antirracismo, epidemias, justiça climática. A UFRN será o palco presencial, com atividades concentradas principalmente no Instituto Ágora, enquanto, simultaneamente, em formato virtual, o evento ocorrerá em Moçambique; Guiné-Bissau; Angola; Cabo Verde; São Tomé e Príncipe; e Portugal.
No Congresso, estarão presentes 465 pesquisadores compartilhando seus trabalhos, entre eles investigadores científicos brasileiros e africanos de renome internacional, unidos pela história, cultura e linguística africanas. Além disso, a programação conta com mesas-congressos, simpósios, apresentações culturais e cerimônias especiais.
Uma das organizadoras do Griots, Izabel Nascimento, professora do DLLEM, vinculado ao Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA), destaca a importância de dar visibilidade e reconhecimento à cultura e à história africanas. “Historicamente, as coisas que não conhecemos são bárbaras para nós. Então, defendemos a ideia de que a cultura e história africana devem estar, pelo menos, da mesma forma que a língua europeia está nos livros e nas escolas”, explica Izabel .
Nesta edição, em parceria com a Secretaria da Educação do RN, serão ofertados 100 inscrições gratuitas para professores e alunos da rede estadual, para fortalecer o envolvimento da comunidade educacional no debate sobre a cultura africana.
Para quem desejar participar como ouvinte, as inscrições poderão ser realizadas até o dia 23 de outubro, por meio do formulário disponível no site oficial do evento, com valor de R$ 60. Os participantes terão a oportunidade de assistir mesas-conferências, programação cultural, simpósio temático, além de receber um certificado de participação. Na página também é possível visualizar todos os convidados do Congresso e a programação completa.
Sobre o Congresso
O Congresso Griots foi fundado em 2009, voltado ao debate e conhecimento da cultura africana, por meio das mais diversas formas de expressões. Após o sucesso da primeira edição, organizado em apenas três meses, com a presença de 600 participantes, o congresso vem crescendo e tem sido realizado a cada dois anos, se consolidando como o maior congresso sobre a temática africana no Brasil. Em 2018, os textos apresentados foram compilados em um livro de cinco volumes, que é reconhecido como um dos 200 melhores livros sobre a temática africana do mundo.
Com a parceria de diversas Universidades, principalmente na região do Nordeste, o evento tem a perspectiva de sair do âmbito nacional e ser realizado em países africanos. Para a próxima edição, que está prevista para acontecer em 2027, se expandirá além da UFRN e será realizada na cidade de Fortaleza, no Ceará.
Fonte: Portal da UFRN