UFRN concede título de professor emérito a Aldo Medeiros e a Paulo Rocha

Publicado em 10 de setembro de 2024 às 09h51min

Tag(s): Homenagem UFRN



A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) outorgou título de professor emérito aos docentes Aldo Medeiros e Paulo Rocha. A solenidade foi realizada no auditório Otto de Brito Guerra, na noite da sexta-feira, 6, quando o vice-reitor, Henio Ferreira de Miranda, destacou os relevantes serviços prestados dos homenageados nas áreas do ensino, pesquisa e extensão.

Aprovadas pelo Conselho Superior (Consuni) da UFRN, a honraria ao professor Aldo da Cunha Medeiros foi realizada a pedido do Departamento de Cirurgia (DCIR/CCS), já para Paulo de Medeiros Rocha, a proposta foi do Departamento de Saúde Coletiva (DSC/CCS). 

“A atuação de ambos ultrapassa os muros da instituição, do estado e do país, levando consigo o nome da UFRN e trazendo de volta o fortalecimento da nossa Universidade na qualidade do ensino, no avanço da pesquisa e no desenvolvimento da extensão”, afirmou Henio Miranda. 

No discurso de agradecimento, o professor emérito Aldo Medeiros lembrou de sua trajetória na UFRN ao longo de 47 anos, como docente e pesquisador, reforçando que baseou sua atuação em conhecimentos técnicos e na ética. O homenageado destacou que dentro e fora da instituição sempre levou o nome da UFRN como símbolo de ciência, tecnologia e cultura. 

O professor emérito Paulo Rocha ressaltou a honra de receber a homenagem da UFRN, considerando o momento de muita satisfação pessoal e coletiva. O docente salientou que pautou a conduta da sua carreira em prol da saúde coletiva e vigilância sanitária, bem como na “vigilância democrática”.  

Homenageados

Aldo da Cunha Medeiros é pesquisador na área de cirurgia, com centenas de artigos publicados ao longo dos mais de 30 anos dedicados à UFRN, onde criou a Base de Pesquisa em Cirurgia Experimental e o Núcleo de Cirurgia Experimental, assim como idealizou o Biotério do Centro de Ciências da Saúde. Sua vocação para a pesquisa incentivou os colegas, alguns deles orientados pelo próprio Aldo, que articulou parceria com a Universidade Federal de Pernambuco para viabilizar a titulação dos docentes do Departamento de Cirurgia da UFRN.

Esse esforço favoreceu a criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFRN, que teve Aldo Medeiros como primeiro vice-coordenador, professor permanente e orientador nos níveis de mestrado e doutorado. No âmbito administrativo, Aldo Medeiros foi eleito chefe do Departamento de Cirurgia da UFRN durante 12 anos, ao mesmo tempo em que coordenou a disciplina de Técnica Operatória, a chefia do Núcleo de Cirurgia Experimental e do Biotério, além de outras diversas atividades. 

Paulo de Medeiros Rocha tem protagonismo no Rio Grande do Norte como representante do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (CEBES), órgão importante para a Reforma Sanitária e a criação do SUS. Participou da Comissão Estadual da Reforma Sanitária, onde foi um dos formuladores do inovador Complexo de Atenção à Saúde (CAS), que envolveu os hospitais universitários da UFRN. Na instituição, como chefe do Departamento de Saúde Coletiva, acolheu o Programa Mais Médicos.

Ainda como chefe do Departamento, liderou a criação do Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade de Serviços de Saúde, em parceria com a Universidade de Múrcia e o Instituto Nacional de Saúde Pública do México. Paulo de Medeiros Rocha também liderou a base de pesquisa “Estudos em Saúde Coletiva”, que colocou a UFRN entre as poucas universidades com experiência avaliativa no campo da Atenção Primária de Saúde.

 

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]