UFRN ocupa 1° lugar em gestão e sustentabilidade, aponta TCU

Publicado em 24 de setembro de 2024 às 14h57min

Tag(s): Ranking UFRN



O Tribunal de Contas da União (TCU) apontou a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) como a melhor instituição no levantamento de governança nas dimensões de Integridade, Gestão Orçamentária, Gestão de Pessoas, Gestão de Aquisições, TI e Segurança da Informação, Sustentabilidade Ambiental e Social.

Dentro das 387 organizações da administração pública federal levantadas pelo órgão de controle, que avaliou a governança integrada e as práticas socioambientais, a UFRN alcançou nota 10 na gestão orçamentária, gestão de pessoas e sustentabilidade.

Ao longo dos anos, a instituição tem melhorado seus índices. Na última avaliação do TCU, em 2021, a UFRN alcançou o primeiro lugar entre as instituições federais de ensino e o terceiro lugar geral na administração pública federal. Neste ano, o TCU apontou outros pontos que a universidade foi bem avaliada, como a estratégia da organização, relativa aos planos institucionais; o controle, por meio do trabalho da Auditoria Interna e da gestão de riscos; a liderança, que diz respeito ao perfil dos gestores em termos de integridade, qualificação e ética; entre outros aspectos. 

Na avaliação do reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, o reconhecimento dado pelo TCU à Universidade é resultado do compromisso institucional com a excelência acadêmica e de gestão. “Para a UFRN, ser apontada como a instituição com o melhor índice nacional demonstra nosso esforço diário em buscar excelência de gestão e oferecer a melhor educação à sociedade”. Para a UFRN, o gestor lembrou do reconhecimento no campo acadêmico neste ano quando a UFRN entrou para o grupo das 25 universidades brasileiras consideradas de excelência pelo Ministério da Educação (MEC).

O secretário de Governança Institucional (SGI), Severino Cesário de Lima, explicou que a UFRN vem melhorando seus índices ao longo dos anos. “Por meio de um plano de governança, fazemos um monitoramento constante de diversas instâncias da UFRN”. O SGI foi criado em 2019 e teve como resultado o 1° lugar nacional neste ano.

Universidade foi destaque na transparência

Outra nota máxima conquistada pela UFRN foi a Prestação de Contas das Universidades Federais, em um levantamento feito também pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Das 69 instituições avaliadas, apenas três delas, incluindo a UFRN, foram consideradas “muito boas” por atenderem aos dispostos do TCU e servirem de modelo para as demais.

A atualização e o acompanhamento da página de Transparência e Prestação de Contas da UFRN são de responsabilidade da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), que altera e insere informações, documentos, links e outros conteúdos. De acordo com o administrador da unidade, André Sandes, o espaço agrega não apenas os itens exigidos pelo TCU, mas também outros complementares, como indicadores e painel de dados para promover a transparência ativa.

Esse trabalho recebe avaliação interna, por meio da ouvidoria da UFRN, Maria das Vitórias de Sá, indicada como autoridade de monitoramento do quesito transparência, e da Secretaria de Governança Institucional (SGI), que monitora as páginas consultadas pelo TCU.

UFRN 3° melhor universidade do Nordeste

Colecionando conquistas, a UFRN avançou no ranking mundial de universidades e é a terceira melhor instituição de ensino superior do Nordeste em 2024, de acordo com o levantamento realizado pelo Center for World University Rankings (CWUR). A instituição subiu cinco posições em relação ao ranking anterior, alcançando a 16ª colocação entre as universidades brasileiras e a 949ª no cenário global.

Com uma pontuação de 70.8, a UFRN se destaca entre as instituições nordestinas, ficando atrás apenas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que ocupa a 1ª posição na região e a 14ª no Brasil, e da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 15º lugar no país e 2º no Nordeste. O quarto lugar regional ficou com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), seguida pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Fonte: Saiba Mais 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]