A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 25 de setembro de 2024 às 10h18min
Tag(s): Saúde Servidores UFRN
Saúde Mental: (des)atando nós. Esse é o tema do Mês do Servidor UFRN 2024, promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) da UFRN para abordar a importância do cuidado com a saúde mental. A abertura da campanha será realizada no dia 2 de outubro, no Auditório Otto de Brito Guerra, na Reitoria, a partir das 9h. Durante todo o mês de outubro, serão feitas diversas ações nas unidades da UFRN e também em outros espaços públicos.
No dia da abertura do Mês do Servidor, será promovida a palestra O reflexo da saúde mental no convívio social e produtividade no trabalho, ministrada pela psiquiatra Adriane Maciel Caldas, às 10h, no Auditório da Reitoria. A programação vai contar ainda com atividades esportivas e recreativas, como a que será realizada no dia 17 de outubro, no Iate Clube de Natal, com o pôr do sol, e no dia 26 de outubro, na Praia de Ponta Negra, e as Olimpíadas do Servidor, programadas para os dias 22, 23 e 24 de outubro. Veja a programação completa. Algumas das atividades precisarão de inscrição prévia por meio do Sigrh – no Menu Capacitação > Inscrições > Realizar Inscrição, basta verificar na programação.
Como parte da ação de interiorização, o Mês do Servidor vai promover ações na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), em Macaíba, na Faculdade Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), em Santa Cruz, no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) e Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), ambas em Caicó, e na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs), em Currais Novos.
A coordenadora das ações do Programa de Qualidade de Vida – Viver em Harmonia, Ana Patrícia de Almeida Lima, destaca que este ano será realizada uma programação bem diversa, com ações dentro e fora da UFRN e nos formatos presencial e remoto. “A ideia é ofertar para os servidores ações que possam trazer reflexões sobre a temática escolhida, buscando proporcionar experiências e vivências enriquecedoras para todas e todos”, destaca.
Os eixos temáticos que irão conduzir as ações durante a campanha são: Saúde Mental, Arte e Cultura; Saúde Mental, Bem-estar Físico e Social; Saúde Mental e Saúde Financeira; Saúde Mental e o Meio Ambiente Sustentável; Saúde Mental e o bem-estar Digital; e a Saúde Mental e a Atenção Psicossocial.
Sobre o título da campanha, Saúde Mental: (des)atando nós, o trocadilho com nós serve a dois propósitos principais: Nós Mentais e Nós, Servidores. O primeiro refere-se ao plural do substantivo nó, fazendo referência aos muitos nós que todos enfrentam na vida mental e emocional, a exemplo de preocupações, ansiedades e estresse. O termo também se aplica ao pronome plural nós, representando a comunidade dos servidores da UFRN.
A temática do mês dedicado ao servidor sugere a importância de desatar esses nós, ou seja, enfrentar e resolver esses problemas para alcançar uma mente mais saudável, leve e equilibrada. (Des)atar nós também se refere a fortalecer os laços entre os servidores, promovendo apoio mútuo, compreensão e colaboração no ambiente de trabalho.
Segundo a diretora da DAS, Gilvânia Morais, ao longo desses 13 anos de Mês do Servidor, “temos procurado temáticas que estejam relacionadas e mais próximas ao contexto social da nossa universidade e de nossos servidores”, explica. Gilvânia ressalta que tiveram temáticas como Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Ressignificações, Diversidade, entre outros.
“Neste ano decidimos fazer uma consulta pública com algumas sugestões e a temática mais votada foi Saúde Mental”, destaca. Para ela, essa escolha se alinha às necessidades sociais e às políticas institucionais da UFRN, como é o caso da política de QVT e também com a Política de Saúde Mental, que deve ser aprovada na instituição em outubro.
Fonte: Portal da UFRN