Pesquisa sobre emergência climática concorre a prêmio internacional

Publicado em 25 de setembro de 2024 às 10h19min

Tag(s): Meio Ambiente Prêmio UFRN



Ensaio acadêmico de professor da UFRN está concorrendo ao Climate and Health Science Communication Award 2024. A premiação é organizada pela Scientify Research, instituição sueca que auxilia pesquisadores na busca de financiamento. Com foco em emergência climática, o material busca explicar a influência das alterações meteorológicas sobre a poluição do ar no Brasil, tomando como referência o período 2003-2019. 

O docente Francisco Castelhano, vinculado ao Departamento de Geografia (DGE/UFRN), é o responsável pelo estudo que analisa a concentração de poluentes atmosféricos no país. O trabalho tem como título The Climate Emergency that We Breathe: An Essay on the Impact of Climate Change on Air quality and Health in Brazil, em tradução livre: A Emergência Climática que Respiramos: Um Ensaio sobre o Impacto das Mudanças Climáticas na Qualidade do Ar e na Saúde no Brasil. 

O texto usou dados de satélites que mostram elementos geográficos do Brasil. Os resultados mostraram que a poluição do ar no território brasileiro, de forma geral, diminuiu entre os anos de 2003 e 2019. De acordo com o pesquisador, a diminuição é fruto de políticas públicas. “Temos no Brasil, desde os anos 1980, um programa de controle de emissões veiculares chamado Proconve, que prevê melhorias nas reduções graduais de emissões que os veículos podem gerar. A ação se mostrou muito eficaz para o controle da poluição, sobretudo nas grandes cidades, de forma que vinha apresentando quedas”, exemplifica.

A análise apontou que as mudanças climáticas enfrentadas pelo país no período impediram uma redução maior da poluição. “Também estimou quantos óbitos teriam sido evitados se a poluição não fosse afetada pelas alterações. Os números mostram que aproximadamente 478 mortes anuais são associadas ao aumento da poluição”, avalia Castelhano.

O ensaio foi inspirado em uma pesquisa publicada em 2022, pela Elsevier, editora holandesa especializada em conteúdos científicos.

Premiação

Os ganhadores do Climate and Health Science Communication Award 2024 são definidos a partir da quantidade de visualizações contabilizadas no site oficial da Scientify Research. A pesquisa do professor Castelhano está concorrendo com outras sete. As mais vistas até o dia 30 de setembro serão selecionadas para uma terceira fase de avaliações, que premiará os três melhores. O estudo completo está disponível on-line.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]